O Comitê Rio 2016 vendeu ao todo 240 mil ingressos nas primeiras 8h da venda direta para os Jogos Olímpicos. As vendas começaram às 10h, e esse balanço foi fechado até às 18h. Cerca de 2 milhões de bilhetes foram colocados à disposição nessa fase. Das 518 sessões à venda no site oficial, ainda há bilhetes para cerca de 400.
Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Paraná são os estados onde houve maior procura por ingressos dos Jogos Olímpicos. Em relação aos esportes mais buscados, o futebol é o primeiro, seguido do basquete, vôlei, handebol e atletismo. A informação foi dada pelo Comitê Rio 2016 ao GloboEsporte.com.
Na parte da manhã, alguns internautas passaram por dificuldades por conta do grande número de acessos, como foi relatado no tempo real do GloboEsporte.com. Alguns comemoraram porque conseguiram comprar ingressos entre os esportes mais disputados, como foi o caso de Diogo Veiga, que trabalha no ramo de agenciamento e marketing esportivo, e adquiriu entradas para basquete e vôlei, por exemplo.
– Fiquei desde às 10h e efetuei a compra mais ou menos 11h20. Fui principalmente por causa do tênis, que queria assistir, mas perdi muito tempo com ele e comecei a ver outros. Boxe foi bem tranquilo, canoagem slalom, taekwondo. Não tive problemas com esses. Insisti no tênis e consegui comprar dois. Estava tentando para a medalha de bronze e quartas, mas não ia de jeito nenhum. Dava sempre erro. No fim das contas, consegui dois. Tomara que tenha jogo bom. Hoje consegui um jogo de basquete e um de vôlei, que foi na primeira fase do masculino. Tomara que tenha algo bom, como Itália ou Bulgária.
Cerca de 4 mil entradas para sessões bastante disputadas, esgotadas nas duas primeiras fases, foram novamente disponibilizadas. Dentre elas, a final dos 100m, que deverá ter a fera jamaicana Usain Bolt, as finais do futebol masculino e as cerimônias de abertura e encerramento. A primeira a esgotar foi a final do basquete masculino.
De acordo com o Comitê Rio 2016, apesar de filas de espera em algumas situações, o sistema de vendas não caiu nenhuma vez durante todo o dia. Apesar disso, muitos torcedores que selecionavam ingressos não conseguiam finalizar a compra, principalmente no pagamento virtual, para quem não tem o cartão de crédito Visa, patrocinador oficial dos Jogos.
O principal problema admitido pelo Comitê Rio 2016 foi com o "captcha", código de segurança para diferenciar humanos de robôs. Ele dava como inválido na hora em que um internauta colocava um ingresso no carrinho. O "captcha" não validava o número por questão de "cache", mas, segundo a entidade, o problema foi identificado, e a validação retirada.
A tentativa de comprar os ingressos mais disputados também teve surpresas. Por alguns momentos, sessões que haviam aparecido como esgotadas reapareciam. Mesmo que os ingressos para algum evento se esgotem, novos bilhetes acabam sendo disponibilizados, já que o Comitê pode receber de volta ingressos de Comitês internacionais e de patrocinadores, e também da ferramenta de revenda.
Nenhum ingresso do polo aquático está sendo vendido, já que o esporte ainda não tem local da primeira fase definido. Mesmo para a fase final, que será no Estádio Aquático, não há venda para essa modalidade.
Fonte: G1