O Ministério da Agricultura deu autorização para a BRF exportar a partir de frigorífico localizado em Mineiros, em Goiás, informou a empresa em comunicado nesta sexta-feira (22).
A unidade tinha sido interditada e impedida de exportar seus produtos por causa da operação Carne Fraca da Polícia Federal em março, que desvendou um esquema de corrupção em frigoríficos para fraudar a fiscalização sanitária. De acordo com as investigações da Polícia Federal na época, a unidade estava contaminada pela bactéria salmonela e mesmo assim continuou exportando carne para a Europa.
Em abril, a unidade foi reaberta para abate, mas ainda não tinha aval para exportar. Na ocasião, a empresa informou que a unidade tinha capacidade e autorização para abater 26 mil perus e 115 mil frangos por dia.
"A expectativa é que a empresa receba nos próximos meses missões comerciais de fora do Brasil para conduzir vistorias técnicas que precedem o processo de habilitação da planta e, consequentemente, o início das exportações", disse a BRF.
A unidade em Goiás produz atualmente mais de 7 toneladas de alimento por mês e emprega aproximadamente 2 mil pessoas, disse a BRF.