O escritor Machado de Assis ganhou uma homenagem especial em uma das mais renomadas revistas dos EUA, a The New Yorker, nesta semana. O poeta norte-americano David Lehman se inspirou no autor para escrever o conjunto de poemas Em Honra a Machado de Assis. Os textos foram publicados na segunda, 18, e estarão na edição impressa da revista na segunda, 25.
Ao todo, Lehman dedicou cinco poemas a Machado: A Interrupção, Uma Errata Pensante, Por Causa do Erro, Dois Bêbados e A União da Loucura Humana. Todos refletem sobre a narrativa do escritor brasileiro, seu legado e sua obra.
Em Por Causa do Erro, por exemplo, o poeta se vale do clássico humor machadiano: “O capítulo anterior / deve ser excluído / por causa do erro / oculto na última estrofe / e a probabilidade / de um futuro bibliófilo / que dedique sua carreira / a Machado de Assis / e passa horas, dias, semanas, / estudando cada frase / de O Alienista / e Dom Casmurro / procurando em vão / por esse erro”.
Já em Dois Bêbados, Lehman fala de uma frase de Memórias Póstumas de Brás Cubas: “Um romance é um espelho / caminhando pela estrada, / a narrativa é direta, / o estilo é direto. / Mas a história de Machado / e seu estilo são de dois / bêbados vacilando / de um lado para o outro, / rindo de piadas sem graça, / levantando os punhos, / em uma distração episódica / da eternidade. É melhor cair / de uma nuvem do que de / uma janela do terceiro andar”.