Agora a UEFA Champions League tem data e local marcados para voltar a acontecer – ou, pelo menos, a partir da fase quartas de final. Os cartolas decidiram e Portugal, no mês de agosto, vai sediar todas as partidas restantes desta edição da competição europeia, que encara uma situação totalmente inédita por conta, naturalmente, da pandemia do Coronavírus.
O grande mistério e quebra-cabeças complexo a ser resolvido ainda é o que fazer com a disputa das oitavas de final, que foi interrompida bem no meio pela crise de saúde mundial, de modo que entra na conversa não apenas a segurança dos atletas e outros profissionais envolvidos, mas até mesmo a justiça cobrada e merecida pelos clubes envolvidos.
Independentemente disso, muitas grandes equipes seguem vivas e todas estão de olho no grande troféu, além do acesso ao Mundial de Clubes da FIFA, e devemos ter excelentes jogos ao longo de agosto nas terras lusitanas.
Astros brasileiros na Champions League
Do jeito que a competição está neste momento, 12 clubes seguem vivos e, desse total, 11 contam com pelo menos um atleta brasileiro. A única exceção é o alemão RB Leipzig. Nos outros, porém, não apenas o Brasil está representado, como tratam-se de atletas, em muitos casos, que podem brilhar justamente em momentos decisivos como um mata-mata de Champions League.
Entre os gigantes, nenhuma estrela brilha mais forte que a de Neymar, camisa 10 da Seleção e do PSG e, possivelmente, o maior atleta brasileiro em atividade na atualidade. O atacante já conquistou a Champions antes, com o Barcelona, mas sonha em ajudar o Paris Saint-Germain a faturar seu primeiro troféu da competição, e qualidade ele tem de sobra, todo mundo sabe.
Outro clube bem-cotado para chegar longe e talvez vencer a competição é o Manchester City, que conta com nomes como Gabriel Jesus, Ederson e o experiente Fernandinho no seu elenco. O clube inglês chega mais forte do que nunca e esses atletas podem fazer a diferença.
O Bayern de Munique, favorito das casas de apostas para vencer a Liga dos Campeões, conta com os serviços de Phillippe Coutinho, ainda que por empréstimo, enquanto que Arthur defende as cores de um Barcelona louco para se provar depois da eliminação vexatória da temporada passada. Douglas Costa, que vem jogando demais na Juventus, quer tirar a Velha Senhora da fila, mesma situação dos defensores Felipe e Renan Lodi, do Atlético de Madrid.
Correndo por fora, clubes como a Atalanta de Rafael Tolói e o Napoli de Allan fariam história se avançassem um pouco mais, bem como o Real Madrid de Marcelo, Militão, Casemiro, Rodrygo e Vinícius Jr., que está em situação bem delicada, mas ainda é um gigante que impõe respeito.
Como a competição segue a partir de agora
Ainda não há decisão sobre o retorno da UEFA Champions League para a fase oitavas de final, mas é bem provável que as partidas ocorram também em Portugal, nas cidades de Guimarães e Porto, também no mês de agosto.
Os outros jogos, ou seja, quartas de final, semifinal e final serão todos jogados na cidade de Lisboa, no estádio do Benfica, e terão como característica, aliás, o fato de serem partidas únicas. Como o campo é neutro e, ao que tudo indica, será a portões fechados, não faz sentido forçar ida e volta, o que só aumentaria o desgaste dos atletas.
A final, aliás, sempre jogo único e em arena neutra, seria em Istambul, mas também passou para o Estádio da Luz, de modo que a cidade da Turquia vai receber a partida equivalente na temporada que vem.
Artigo de Notícias Esportivas: https://sportsbet.io/pt/sports