Esportes

Resumo do mercado: Galo perdeu dois volantes titulares e adotou cautela nas contratações

O Atlético perdeu dois titulares do meio-campo alvinegro e deve virar o ano tentando buscar peças de reposição à altura das saídas de Leandro Donizete e Júnior Urso. Os volantes fizeram a dupla de proteção à defesa durante boa parte do ano. Dos que mais atuaram na posição, Rafael Carioca ainda permanece no grupo que começa a pré-temporada no dia 7 de janeiro, sob o comando de Roger Machado, na Cidade do Galo. O treinador aguarda a definição dos reforços para montar um time mais consistente em 2017 – Rithely, do Sport, Roger Bernardo, do Ingolstadt, e Arouca, do Palmeiras, já teriam sido procurados.

Leandro Donizete não teve o contrato renovado com o Atlético e acertou transferência para o Santos. Remanescente da conquista da Copa Libertadores de 2013, o  'General' queria mais tempo de vínculo e o Galo oferecia um ano, com opção para mais um. O clube paulista acertou por três temporadas. Em 2016, o volante fez 46 jogos com a camisa atleticana – marcou dois gols e deu duas assistências.

Júnior Urso atuou em 47 partidas, fez sete gols e distribui duas assistências. O jogador tinha uma situação mais complicada para permanecer em Belo Horizonte e até declarou que gostaria de ter ficado no Galo, mas dependia de uma negociação com o Shandong Luneng. O clube chinês não queria mais optar pelo empréstimo e sim pela venda do volante – acabou acertando a transação em definitivo para o Guangzhou R&F, também da China, por três milhões de dólares.

Até o momento, a direção alvinegra tem adotado uma postura de cautela no mercado de transferências. Se para 2016 o Galo trouxe nomes importantes como Robinho e Fred, os reforços visando 2017 são pontuais para posições carentes no elenco. Danilo Barcelos chega para ser reserva imediato do titular Fábio Santos, e Felipe Santana para disputar posição na zaga, contestada nesta temporada. Agora, a posição à frente da defesa é a mais defasada. Além de Carioca, Roger tem as opções dos jovens Lucas Cândido e Yago – esse último ainda se recupera de lesão no tornozelo.

Para suprir as ausências de Donizete e Urso, o Atlético deve buscar pelo menos mais dois nomes fortes para o setor do elenco. Além disso, terá que se armar para evitar o assédio do futebol chinês pelo volante Rafael Carioca.

Outros nomes do Atlético já foram especulados em clubes do Brasil e do exterior: Gabriel (Trabzonspor, da Turquia), Erazo (Besiktas, da Turquia), Cazares (Santos), Robinho (Santos), Clayton (Santos), Fred (futebol chinês) e Lucas Pratto (Palmeiras, Sevilla, da Espanha, e West Ham, da Inglaterra).

Fonte: SuperEsportes

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Esportes

Para embalar, Palmeiras vai manter esquema ofensivo fora de casa

  A derrota para o Penapolense no último fim de semana trouxe de volta a tensão que marcou o rebaixamento
Esportes

Santos e São Paulo na vila opõe Neymar e Ganso pela primeira vez

  Ganso trocou o Santos pelo São Paulo de forma polêmica, em setembro, e até aqui não fez grandes jogos