O Atlético perdeu dois titulares do meio-campo alvinegro e deve virar o ano tentando buscar peças de reposição à altura das saídas de Leandro Donizete e Júnior Urso. Os volantes fizeram a dupla de proteção à defesa durante boa parte do ano. Dos que mais atuaram na posição, Rafael Carioca ainda permanece no grupo que começa a pré-temporada no dia 7 de janeiro, sob o comando de Roger Machado, na Cidade do Galo. O treinador aguarda a definição dos reforços para montar um time mais consistente em 2017 – Rithely, do Sport, Roger Bernardo, do Ingolstadt, e Arouca, do Palmeiras, já teriam sido procurados.
Leandro Donizete não teve o contrato renovado com o Atlético e acertou transferência para o Santos. Remanescente da conquista da Copa Libertadores de 2013, o 'General' queria mais tempo de vínculo e o Galo oferecia um ano, com opção para mais um. O clube paulista acertou por três temporadas. Em 2016, o volante fez 46 jogos com a camisa atleticana – marcou dois gols e deu duas assistências.
Júnior Urso atuou em 47 partidas, fez sete gols e distribui duas assistências. O jogador tinha uma situação mais complicada para permanecer em Belo Horizonte e até declarou que gostaria de ter ficado no Galo, mas dependia de uma negociação com o Shandong Luneng. O clube chinês não queria mais optar pelo empréstimo e sim pela venda do volante – acabou acertando a transação em definitivo para o Guangzhou R&F, também da China, por três milhões de dólares.
Até o momento, a direção alvinegra tem adotado uma postura de cautela no mercado de transferências. Se para 2016 o Galo trouxe nomes importantes como Robinho e Fred, os reforços visando 2017 são pontuais para posições carentes no elenco. Danilo Barcelos chega para ser reserva imediato do titular Fábio Santos, e Felipe Santana para disputar posição na zaga, contestada nesta temporada. Agora, a posição à frente da defesa é a mais defasada. Além de Carioca, Roger tem as opções dos jovens Lucas Cândido e Yago – esse último ainda se recupera de lesão no tornozelo.
Para suprir as ausências de Donizete e Urso, o Atlético deve buscar pelo menos mais dois nomes fortes para o setor do elenco. Além disso, terá que se armar para evitar o assédio do futebol chinês pelo volante Rafael Carioca.
Outros nomes do Atlético já foram especulados em clubes do Brasil e do exterior: Gabriel (Trabzonspor, da Turquia), Erazo (Besiktas, da Turquia), Cazares (Santos), Robinho (Santos), Clayton (Santos), Fred (futebol chinês) e Lucas Pratto (Palmeiras, Sevilla, da Espanha, e West Ham, da Inglaterra).
Fonte: SuperEsportes