O craque do Barcelona já era “o cara” sob o comando de Mano Menezes, mas ainda dividia os holofotes com jogadores como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, por exemplo. Com os veteranos preteridos por Felipão na Copa das Confederações, Neymar passou a ser, sozinho, o principal centro das atenções. Muito embora haja outros jogadores de peso no grupo, como Julio César, Fred, Thiago Silva…
– O Neymar tem agregado ao grupo virtudes que ele já possuía. E com a equipe melhor, o Neymar será melhor ainda – disse o técnico Luiz Felipe Scolari.
Sob o comando de Felipão, Neymar esteve em todos os dez jogos da seleção brasileira. Nenhum outro jogador alcançou essa marca. E com seis gols, além de ser o atual artilheiro, o atacante está perto de se tornar quem mais balançou as redes com o campeão mundial de técnico, contando as duas passagens. Por enquanto, ele só perde para Ronaldo (nove gols) e Rivaldo (oito gols).
– O Neymar é um ídolo do povo brasileiro e de todos que gostam de genialidade e futebol. Ele tem grande qualidade e faz a diferença. Como jogador de equipe, ele está se mostrando sensacional – analisou Felipão.
Nesta Copa das Confederações, sua segunda competição oficial com o time principal (a primeira foi a Copa América de 2011), Neymar marcou três vezes, uma em cada jogo da primeira fase. Trocou as vaias da desconfiança no período de preparação por aplausos de certeza de que ele é a principal esperança para a Copa do Mundo de 2014. Não há mais dúvida disso.
Ovacionado em Brasília, Fortaleza e Salvador, Neymar conquistou nas três vezes o prêmio “Man of the match” (o homem da partida). A votação é pela internet. Sinal de que o torcedor está ao lado do craque do Barcelona.
– Eu fico feliz pelos prêmios, mas dedico todos eles aos meus companheiros. Sem eles, eu não conseguiria me destacar – disse recentemente o atacante.
A semifinal da Copa das Confederações, quarta-feira, contra o Uruguai, no estádio do Mineirão, poder ser emblemática para Neymar. Principalmente pelo fato de o jogo ser em Belo Horizonte, onde ele sofreu a pior vaia de sua trajetória na seleção brasileira. No empate por 2 a 2 com o Chile, no dia 24 de abril, o atacante, ainda no Santos, foi hostilizado pela torcida. Mas depois defendido por Felipão.
– O Neymar está pronto para a Copa do Mundo – falou, à época, o treinador.
Depois disso, o atacante ainda passou em branco em duas oportunidades. No empate por 2 a 2 com a Inglaterra e na vitória por 3 a 0 sobre a França. Mas na Copa das Confederações ele tem mostrado que o técnico começa a ter razão.
Globoesporte.com – Alexandre Lozetti e Leandro Canônico
Foto: Reprodução Twiter