“Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.” Charles S. Chaplin, (1889-1977).
No século XXI, em 2017, foi observada em posturas cotidianas que, moralidade é evidenciada na maioria dos cidadãos.
É através do cenário da rotina de servidores que apontamos exemplos e sugestões.
Quão é gratificante transitar em órgãos, ou espaços que respeito às leis é fator decisivo, e que exista igualdade e transparência entre os cidadãos. Ainda mais quando o gestor se propõe a democracia plena em todos ambientes.
É verdade que, no PROCON, há soluções, este, localizado na rua Joaquim Murtinho, 554, coração de Cuiabá-MT. As ações são aparentemente simples, porém, há significado dotado de significantes, respeitam os cidadãos que buscam seus direitos. A moral é determinante.
Conforme Doutor Gustavo Costa e Silva, 18/09/2017, diz:
“(…) Procon Municipal de Cuiabá, não age apenas como órgão fiscalizatório e nem com caráter punitivo, mas também trabalha na promoção do equilíbrio nas relações de consumo, buscando sempre agir de forma razoável, proporcional e orientando também os fornecedores acerca dos seus deveres, para que não perdurem as infrações contra os consumidores. (…).” (Secretário de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Municipal de Cuiabá – Secretária Municipal de Ordem Pública).
Há de se notar celeridade de processos no PROCON, alegra-nos adentrar no ressinto pelo tratamento humanístico.
É notório que: quem têm excelentes ações é cumpridor da Constituição.
Os usuários do recinto: PROCON sempre são ouvidos pelo dirigente do órgão ou servidores.
A finalidade PROCON é para tentar buscar melhorias sociais, e mais justiça. Então que, a postura dos gestores, sirvam de exemplo para o Estado, bem como: 141 municípios.
Foi observador que, Doutor Costa e silva, orienta cotidianamente os futuros advogados, para que prevaleça: ética, moral e humanismo.
A autora pesquisou o órgão, e conforme o sucesso das posturas transparentes na administração e celeridade, sugere a criação: PROCON para o Bairro Pedra 90. Enfim, para que exista bem-estar.
O Bairro Pedra 90 conforme Censo Demográfico do IBGE de 2010, já detinha Total de 22127, população residente (pessoas) sendo: Homens ll134 e Mulheres 10993. E em percentual: Total 100, Homens 50,32% e Mulheres 49,68%.
O PROCON foi, e é um excelente laboratório de pesquisa.
Notar-se-á que, os cidadãos que adentram o PROCON, e montam processos, estes obtêm-se direitos preservados, sempre há viabilidade de comunicação entre empresários e usuários. Então há acordo pautado na serenidade e equilíbrio.
Então o PROCON é um amenizador de conflitos. Na realidade, mantenedores da paz entre os cidadãos, independente da classe social.
Solicitamos junto aos poderes que reconheça a necessidade, e, viabilizem PROCON, para o bairro PEDRA 90. Os eleitos poderiam valorizar a sociedade, gerando acesso à informação nas proximidades de suas residências. Os políticos devem aproximar da população.
A existência do PROCON no PEDRA 90, comprovará eficiência dos gestores. Ainda será mais um movimento para fazer cumprir a lei para todos, assim minimizar: diferença social gritante existente no mundo moderno.
Celeridade para agilizar Direitos básicos da sociedade.
Graci Ourives de Miranda – professora Português/literaturas: Língua Portuguesa e inglês/literatura inglesa. Registro LP9614565/DEMEC/SP-SP. Especialização História Social-UFMT. Curso -USP-SP: “Prática de ensino da língua inglesa”. 02 artigos científicos-UFMT.04 Livros publicados, sendo 1- obra científica.