Política

Renivaldo garante que aumento do IPTU não será votado nesta terça-feira

Foto Ahmad Jarrah

O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) afirmou em grupo de WhatsApp nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (27) que não haverá votação do aumento do IPTU na última sessão da Câmara Municipal de Cuiabá como foi divulgado ontem. “Isso é conversa de vereador que já está em campanha para deputado estadual”, cutucou.

O projeto de lei em questão diz respeito à revisão da Planta de Valores Genéricos de Cuiabá, que atualiza os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).  O projeto prevê aumento médio de 30% no valor do IPTU dos imóveis em Cuiabá.

Sem esconder sua irritação, Renivaldo seguiu a conversa incisiva. “Tudo é politicagem, não vai haver votação do aumento do IPTU. Os que estão postando, estão faltando com a verdade, são enganadores. É discurso de pessoas que não estão nem aí para a cidade e querem só tirar foto, não dá”, completou.

Para o projeto valer em 2017, devido ao princípio de anterioridade, o projeto deve ser votado ainda este ano. O documento foi encaminhado à Câmara Municipal em forma de projeto de lei, em novembro de 2015.

Por determinação encaminhada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) solicitou ao Executivo que fosse realizada a Revisão da Planta Genérica, conforme lei federal que estabelece que o valor seja reajustado a cada três anos.

O vereador Toninho de Souza (PSD) se posicionou contra o reajuste, e afirmou nesta segunda-feira (26) que a devido à crise econômica, a medida pode atrapalhar as contas do cuiabano.

“Desde o ano passado quando tentaram aumentar o IPTU eu fui contrário. A população já está castigada com esta crise econômica que afetou todos nós, a população tem dificuldades de pagar as suas contas, de comprar o básico dentro de casa que é a comida, mas um aumento destes seria você apertar demais a população cuiabana”, explicou o vereador.

O setor empresarial também se manifestou contrario ao projeto. Ontem, o presidente eleito da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Nelson Soares Júnior, chegou a fazer um apelo aos vereadores do município para não aprovarem projeto de lei.

Salários

Renivaldo Nascimento ainda defendeu o reajuste do salário dos vereadores de Cuiabá, que também será votado hoje. "Sem um mínimo de estrutura não se consegue trabalhar. Meu gabinete está aberto a qualquer um que queria passar o dia me acompanhando nos atendimentos as demandas da população".

O vereador também apontou a necessidade das pessoas conhecerem quem é quem na câmara. "Ou senão fica todo mundo no mesmo balaio, não pode ser assim. Mas vai melhorar mais com os novatos que lá estão chegando, alguns muito bons".

Sandra Carvalho

About Author

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões