Mix diário

Renault 5 Turbo 3E é elétrico, tem 540 cv de potência e visual anos 1980

A Renault resgata um de seus modelos mais icônicos com o R5 Turbo 3E. Trata-se de uma versão moderna e totalmente elétrica do lendário Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 1980.

Com plataforma desenvolvida pela Alpine, o hatch esportivo conta com dois motores instalados nas rodas traseiras. Juntos, eles geram 540 cv de potência. A aceleração de 0 a 100 km/h leva só 3,5 segundos, e a velocidade máxima atinge surpreendentes 270 km/h.

A estrutura leve e resistente do Renault 5 Turbo 3E foi projetada em carbono e alumínio, o que garante um peso total de 1.450 kg, mesmo equipado com a bateria de 70 kWh.

Aliás, a sua arquitetura elétrica de 800 volts permite carregamento muito rápido: em apenas 15 minutos, é possível recuperar de 15% a 80% da carga em carregadores de 350 kW. A autonomia estimada ultrapassa os 400 km no ciclo WLTP.

Inspirado no R5 Turbo original, o design do Turbo 3E preserva elementos clássicos, como os faróis quadrados e os para-lamas alargados. E incorpora toques modernos, como iluminação de LEDs e um spoiler traseiro marcante.

As dimensões reforçam o caráter esportivo: 4,08 metros de comprimento, 2,03 metros de largura e apenas 1,38 metro de altura. Além disso, o entre-eixos foi ampliado para 2,57 metros, para melhorar a estabilidade e a distribuição de peso.

O interior também reflete o espírito do esportivo, com bancos concha e cintos de seis pontos, materiais de alto padrão como couro Alcantara e peças de fibra de carbono.

A tecnologia embarcada é destaque com as duas telas OpenR de 10,1″ e 10,25″ no topo do painel. O sistema traz integração com Google e acesso a serviços como Google Maps.

Já o freio de mão vertical no estilo rali reforça o compromisso com a releitura.

O R5 Turbo 3E terá só 1.980 unidades numeradas, em referência ao ano de lançamento do primeiro R5 Turbo. Os clientes poderão escolher o número da placa e opções de pintura e acabamentos como a pintura amarelo, branco e preto do R5 “Tour de Corse 1982”.

Estadão Conteudo

About Author

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve