Mato Grosso recebeu, nesta quinta-feira (24), 113.920 doses de vacinas anti-coronavírus para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid–19. Os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde estavam divididos em duas remessas. O primeiro malote chegou no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, às 10h20, e o segundo desembarcou agora há pouco, às 15h35.
Ao todo, 22.850 doses foram produzidas pelo laboratório americano Janssen, 54.800 pela Sinovac e 36.270 pela Pfizer.
A vacina Janssen deve ser aplicada como dose única em pessoas entre 55 e 59 anos. Os imunizantes da CoronaVac devem ser aplicados em lactantes. Para as doses da Pfizer, a recomendação do Estado é de que sejam utilizadas em pessoas com comorbidades ou deficiência permanente grave, gestantes, puérperas ou lactantes e trabalhadores da Assistência Social.
Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. O prazo da segunda dose da Pfizer é de até 12 semanas. Já o imunizante Janssen é de aplicação única.
O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes.
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 1.684.920 doses de imunizantes contra a Covid-19.