Esportes

Relatório aponta que VLT já deveria ter 22 estações prontas

Faltando menos de 5% para a conclusão, a ponte sobre o rio Cuiabá está com a inauguração marcada. A população, com curiosidade e entusiasmo, tira fotografias ao lado das 22 estações recém-construídas. Enquanto isso, na Avenida da Prainha, as obras de reforço do canal atingem 70% de conclusão.

Hoje uma ficção, este cenário consta de um documento oficial apresentado em setembro do ano passado pelo Consórcio VLT Cuiabá para demonstrar a viabilidade da conclusão da obra no prazo acertado com a Secopa: 13 de março de 2014.

Assinado pelo engenheiro Fernando Orsini Nunes de Lima, gerente do consórcio, o cronograma era um dos anexos do EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) da empreitada, orçada R$ 1,4 bilhão e que prevê 22 quilômetros de linhas entre Cuiabá e Várzea Grande.

À ocasião, os construtores admitiram, em um trecho do relatório, que o cumprimento do cronograma seria um “grande desafio técnico e logístico”.

“Técnico, por se tratar de um feito inédito no Brasil, nos moldes em que esse empreendimento foi licitado; e logístico, porque seu prazo de construção exigirá uma perfeita sintonia da equipe técnica envolvida”, dizia um trecho.

Em outubro, segundo o consórcio, estariam entregues obras como as dos viadutos da Sefaz, MT-040 e UFMT, as trincheiras do Km Zero e da Rua Luiz Fellipe, as duas novas pontes sobre o rio Coxipó (na Avenida Fernando Corrêa) e o terminal de Várzea Grande.

Também ficariam prontas 22 das 33 estações, além do Pátio de Manutenção e Oficina. O cronograma previa, ainda, a conclusão de 83% das obras da via permanente e 85% da catenária (rede de alimentação elétrica do VLT).

Na semana passada, durante a visita da Comissão de Acompanhamento das Obras da Copa do Mundo do Senado Federal, o governador Silval Barbosa admitiu pela primeira vez que o novo modal poderá não estar pronto para a Copa do Mundo, que começa em junho do ano que vem.

"O VLT tem contrato que é março, mas sabemos que não vai ficar pronto até lá. Vamos tentar que fique até a Copa do Mundo. Se não ficar, vai ficar faltando muito pouco. Quase toda ela vai ficar funcionando”, disse.

Silval declarou ainda que, em razão do evento da FIFA, a prioridade seria dada para o trecho Aeroporto-CPA. “Espero que todas fiquem prontas, mas se não ficar, a prioridade é o eixo central do Aeroporto até o Comando-geral da Polícia Militar”.

A reportagem procurou a Secopa para tratar do assunto e encaminhou cópia do cronograma, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição.

Rodrigo Vargas, Diário de Cuiabá

Redação

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