Cidades

Relatório aponta oito mortes e 42 casos suspeitos de influenza

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) divulgou, no final da tarde de terça-feira (10), um balanço sobre o número de casos da doença H1N1 em Mato Grosso.

De acordo com dados, 42 casos suspeitos de influenza foram notificados por aqui. Deste total, estão 21 casos suspeitos de gripe com vírus H3N2 estão sob investigação. Além disso, Cuiabá tem o maior número de casos, sendo 19 pacientes, seguido de Várzea Grande, com quatro notificações.

Outro dado alarmante é o número de óbitos em Cuiabá: oito pessoas morreram, e uma dessas mortes já foi confirmada como causada pelo vírus H1N1.

Ainda de acordo com informações da SES, está sendo realizada uma investigação de pessoas que faleceram entre o fim do mês de março e início de abril, com registro de morte no município de Tangará da Serra, cinco casos em Cuiabá, um em Juína e mais um caso em Várzea Grande.

Um paciente do município de Colniza, a 1.065 quilômetros de Cuiabá, foi transferido para a capital. Neste caso, o doente apresenta sintomas da gripe H1N1, mas o quadro de saúde da vítima é estável.

Diante dos dados, a SES-MT solicitou que o Centro de Estratégias de Vigilância em Saúde (CIEVS) encaminhe uma equipe técnica para Mato Grosso e realize o serviço epidemiológico de campo para auxiliar os municípios onde ocorrem casos de morte de pacientes com suspeita da gripe H3N2.

Vacinação contra gripe influenza H1N1

O Ministério da Saúde deverá realizar campanha nacional de vacinação a partir do dia 23 de abril, com o dia D no dia 12 de maio. As vacinas somente estarão disponíveis a partir do dia 23 deste mês e terá como público prioritário os idosos, crianças com até cinco anos de idade, gestantes e profissionais da saúde e da educação.

Quem não puder tomar a vacina deve se consultar e receber medicamento na rede municipal de saúde.  O diagnóstico precoce e o tratamento adequado impedem a evolução negativa do quadro de saúde do paciente. Já a vacina é aplicada em dose única e combate três vírus diferentes da gripe influenza e previne a doença.

Sintomas da gripe H1N1

Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.

O Ministério da Saúde orienta a população a adotar cuidados simples para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.