Cidades

Reitora da UFMT recebe alta médica e continua tratamento em casa

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, teve alta médica nesta sexta-feira (20) após 40 dias internada em decorrência de um AVC no dia 10 de dezembro, durante evento no campus da unidade em Cuiabá.

 A professora recebeu liberação médica, mas dará continuidade ao tratamento de reabilitação em casa com acompanhamento da mesma equipe clínica e neurocirúrgica,  coordenada pelos médicos Márcio Paes e Giovani Mendes, que foi atendida em sua internação.

Conforme a assessoria de imprensa da UFMT, a paciente está acordada, consciente, conversa e anda com auxílio. Segundo o neurocirurgião que acompanha o caso, as tomografias seriadas realizadas não mostraram lesões significativas no tecido cerebral, o que exclui a permanência de sequelas.

“Isso dá uma grande chance de recuperação total. A evolução favorável e progressiva que a professora Myrian tem apresentado nos dá essa expectativa”, disse médico Giovani Mendes.

Sobre o atendimento domiciliar, o médico afirma que as melhoras serão ainda mais significativas. “A partir de agora vamos fazer um acompanhamento a longo prazo. Estamos otimistas com a evolução da paciente”, completa ele.

A reitora Myrian Serra ficou em coma induzido e passou a maior parte do período da internação na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo). Ele deixou a unidade na semana anterior ao Natal.

Ela sofreu aneurisma cerebral logo após discursar em homenagem aos 46 anos da instituição no dia 10 de dezembro. Myrian desmaiou ainda no palco e recebeu osprimeiros-socorros de médicos na plateia. Em seguida, foi atendida por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para um hospital particular.

A equipe médica implantou um cateter na cabeça dela para monitorar a pressão intracraniana, devido a um edema cerebral, da temperatura cerebral e para drenagem do líquor hemorrágico. O quadro foi considerado grave, o que levou a equipe médica a coloca-la em coma induzido.

Devido ao incidente, a direção da UFMT cancelou a programação de aniversário. Myrian Serra tomou posse como reitora no dia 13 de outubro deste ano.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.