Mix diário

Reino Unido: grande tempestade atinge o país e deixa pelo menos 2 mortos

O Reino Unido permaneceu em alerta máximo no início desta semana após a segunda grande tempestade da temporada atingir o país no fim de semana, deixando pelo menos duas pessoas mortas e causando interrupções no transporte rodoviário e ferroviário.

Centenas de casas na Inglaterra e no País de Gales enfrentaram as águas das enchentes na segunda-feira, 25, e vários operadores ferroviários cancelaram serviços após a tempestade Bert atingir o Reino Unido com chuvas fortes e rajadas de vento de até 130 km/h no fim de semana.

Em algumas áreas, caíram até 130 milímetros de chuva, fazendo com que alguns rios transbordassem suas margens e transformassem ruas em rios. Um homem na casa dos 80 anos morreu após seu carro entrar na água em Lancashire, no noroeste da Inglaterra, no sábado. Um corpo, supostamente de um homem desaparecido, foi encontrado no mesmo dia perto do rio Afon Conwy, no norte do País de Gales.

Mais inundações são prováveis

“Infelizmente, mais inundações são prováveis nos próximos dias, à medida que os níveis de água aumentam nos rios de fluxo mais lento, como o Severn e o Ouse”, disse o Secretário de Meio Ambiente Steve Reed ao Parlamento. “A Agência Ambiental prevê que os impactos deverão ser menos severos do que vimos nos últimos dias.”

Mais de 130 alertas de inundação estavam em vigor em toda a Inglaterra, País de Gales e Escócia até a noite de segunda-feira. Um alerta grave de inundação, indicando risco de vida, foi emitido para o rio Nene em Northampton, à medida que os níveis de água continuavam a subir.

Na tentativa de escapar, pessoas com sacolas de compras cheias de itens essenciais atravessaram águas profundas na segunda-feira. Stan Brown, 67 anos, que vive na região há 25 anos, disse que não teve escolha a não ser ir. “Tenho outro lugar para ir, mas sou um dos poucos”, disse ele. “Outras pessoas gastaram suas economias de uma vida toda para comprar um imóvel aqui, e agora não têm para onde ir.”

Entre as áreas mais afetadas estavam partes do País de Gales, onde moradores de Pontypridd tentaram proteger suas casas usando baldes para jogar a água por cima de um muro de contenção e de volta ao rio Taff.

Dois alertas graves de inundação para o rio Monnow, no sudeste do País de Gales, foram rebaixados para avisos. Devido às mudanças climáticas e aos oceanos mais quentes, as tempestades podem ganhar mais energia, aumentando a velocidade dos ventos, enquanto uma atmosfera mais quente pode reter mais umidade.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve