Política

Regularização fundiária em Jauru mobiliza autoridades

De acordo com o deputado, a regularização local é de extrema importância para a comunidade, uma vez que é comum o cidadão ter o documento de posse do terreno, mas não ser o proprietário. “O recibo de compra e venda não garante que a pessoa seja dona, pois uma escritura só vale se tiver a partilha”, explica.

Conforme Fonseca, o dono de um terreno irregular não pode nem mesmo fazer financiamento para construção. “Porém, se o terreno for regularizado, o dono fará investimentos no local, o que é bom para o crescimento do município”.

A regularização possibilita o registro das áreas ocupadas e sua inclusão no contexto geral de toda a cidade e com o documento estabelece a posse da terra e a regulariza. Desta maneira, os moradores passam a ser possuidores legais por meio da emissão do título de propriedade.

Na manhã dessa terça-feira (20), os trabalhos da Defensoria Pública, que conta com o apoio técnico da equipe do defensor Air Praeiro, estarão empenhados em fazer a topografia e pesquisa socioeconômica para depois judicializa-la e então entregar os títulos das terras, que segundo o defensor será concluído no mês de outubro. “Estou aqui representando a Defensoria Pública e conto também com a parceria do Poder Judiciário e do Ministério Público”, esclareceu Air Praeiro.

“Finalizando o processo, a cidade será beneficiada e contemplada ainda com uma solução integrada que irá proporcionar a melhoria significativa na infraestrutura urbana, ambiental e social do município”, finalizou o parlamentar.

Na ocasião estiveram presente o prefeito Pedro Ferreira e vereadores de Jauru, o procurador do município, Rainerio Espindola, representantes do Cartório do 1º Ofício – José Nilson Ramalho e do 2º Ofício – Rodrigo Robalinho Estevam, o pastor José de Souza representando a sociedade.

Assessoria de Gabinete

MICHELLE MOURA/ Assessoria de Gabinete

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões