Plantão Policial

Registros de roubo de celular caem mais de 28% em Mato Grosso

No período de janeiro a agosto de 2017, o número de roubos de aparelho celular em Mato Grosso caiu 28,6% se comparado ao mesmo período de 2016. No ano passado foram registrados o roubo de 8.807 celulares, dentro desses mesmos meses, e neste ano 6.287, uma diferença para menos de 2.520. 

Os dados levantados pela Coordenadoria de Estatísticas e Análise Criminal da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) apontam a quantidade de aparelhos, não o número de boletins de ocorrência. Isso pelo fato que em um único registro pode haver mais de um celular roubado. 

De acordo com a Polícia Militar a redução desse crime estaria relacionado a atuação ostensiva em horários de pico, onde os policiais se posicionam em locais com grande circulação de pessoas, o que acaba inibindo a ação de criminosos. 

“A Polícia Militar está trabalhando também na prevenção, com orientações para que as pessoas utilizem o celular preferencialmente em locais seguro e que se não estiver utilizando o aparelho que evite deixá-lo a mostra, pois o criminoso busca um momento de descuido para subtrair o bem do cidadão”, ressalta o subchefe de Estado maior da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Jonildo de Assis.

Para as policias Militar e Civil, as instituições de Segurança Pública de forma integrada, cada uma com as próprias atribuições e com as análises criminais, ajudam de forma significativa a redução dos índices das ações criminosas. “É um trabalho continuado que vem nos possibilitando alcançar resultados positivos no enfrentamento à criminalidade”, completa Assis. 

O que também tem colaborado para a redução de roubo de aparelhos celulares é o serviço oferecido pela Polícia Judiciária Civil que bloqueia o aparelho já na hora do registro do boletim de ocorrência. “Todas as delegacias de Mato Grosso contam com o serviço e para isso basta a vítima informar o número da linha. Como o aparelho fica bloqueado o criminoso perde o interesse de cometer o crime”, detalha a delegada titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos, Luciani Barros Pereira de Lima.  

A delegada titular ainda destaca que o número de prisões de autores de roubo tem aumentado em Mato Grosso e isso tem colaborado para a melhora contínua dos índices. Também está entre as ações da PJC o monitoramento de redes sociais e sites de compra. “Se for detectado que o produto [aparelho celular] é ilícito e for feita a venda e compra é caracterizado o crime de receptação”, explica Luciani. 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em