A primeira edição da Caravana da Transformação de 2017 vai fornecer exame de reconhecimento de paternidade por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). O evento será realizado em aciara (144 km de Cuiabá) e 19 municípios do entorno, entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, e atenderá vários municípios da região.
O titular da pasta, Max Russi, comenta que o serviço foi viabilizado numa parceria firmada entre a Setas e a Corregedoria Geral de Justiça e será aplicada por meio do projeto “Pai Presente”. Este serviço, em específico, será ofertado nos dias 27 e 28, para dar oportunidade de reconhecimento de paternidade.
“A Caravana da Transformação é um momento em que o Governo do Estado se dirige até o cidadão, para dar a oportunidade maior de acesso a serviços essenciais de exercício da cidadania. E o reconhecimento de paternidade é uma inovação que estamos levando e que temos certeza que irá fazer a diferença para muitas pessoas”, apontou Russi.
Além do exame de paternidade, a Setas irá fornecer ainda muitos outros serviços gratuitos à população local. Entre eles, a emissão da segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito. Para que os documentos sejam confeccionados, a pasta garante ainda o registro da foto 3×4, além da plastificação dos documentos.
“Esses serviços são constantes na nossa cartela de atendimentos e visam garantir que o cidadão lá do interior, ou mesmo de Cuiabá, tenha acesso a esses documentos básicos para garantir seus direitos, como os benefícios de transferência de renda”, afirmou o superintendente de Cidadania, Juliano Rabelo.
Além destes, a Setas levará outros 26 novos serviços que irão garantir capacitação profissional, orientação jurídica, esclarecimento sobre endemias, cultura e lazer. Entre eles, fotocópia de documentos, emissão de carteira de pescador amador para idosos e o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Em parceria
Além dos atendimentos essenciais concretizados por meio da Setas, outros serão levados, graças a parceria firmada com outros órgãos. Entre eles, o Registro de Nascimento (RG), a emissão da declaração de hipossuficiência (atestado de pobreza), serviço de referência e contra referência (Cartão SUS, CadÚnico, Bolsa Família, Cartão do Idoso), biblioteca itinerante e muito mais.
Capacitação profissional também será levada até os moradores da região, como: cursos para corte de cabelo, design de sobrancelha, depilação egípcia, penteado, bambu terapia, oficina de bonecas, confecção de tiara de cabelo, oficina de papel reciclável, oficina de tricô e crochê e muito mais.
Com Assessoria