Cidades DESTAQUE 4

Região da Praça Popular passa a contar com sistema de esgotamento sanitário

Completando o ciclo do saneamento, moradores e comerciantes da região já podem realizar a conexão às redes coletoras

Resultado de dois meses de trabalhos intensos, a tradicional região da Praça Popular, agora conta com um ativo essencial à sustentabilidade: sistema de esgotamento sanitário. A movimentada localidade, querida pela população cuiabana e turistas, recebeu 1.500 metros de tubulações coletoras de esgoto, beneficiando diretamente cerca de 1.250 pessoas.

A implantação da nova infraestrutura sanitária realizada pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, conta com 143 ligações e foi projetada para atender as necessidades residenciais e comerciais da região. O calendário de obras foi elaborado a partir de reuniões conjuntas, realizadas na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) e seguiu cronograma flexível, com o objetivo de minimizar o impacto à comunidade

As reuniões tiveram a participação de comerciantes, dirigentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). “A Praça Popular é uma região consolidada de comércio, serviços e lazer. Levar a infraestrutura de saneamento alteraria a rotina, por isso mantivemos diálogo permanente com a população, garantindo o equilíbrio entre o avanço das obras e a regularidade das atividades econômicas”, observa o gerente de obras da concessionária, Elson Yamamoto.

A movimentação foi acompanhada de perto por Alex Sandro Mesquita, proprietário da clínica de fisioterapia Auge, localizada na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes. “Um pouco de poeira, um pouco de barulho, mas a gente entende que é para um bem maior e melhor”. Enfatizando os ganhos ambientais, ele conta que a chegada da rede de esgoto beneficiará todos na região.

Já no Tatu Bola, movimentado restaurante da Rua Senador Vilas Bôas, a expectativa é que a nova infraestrutura torne a região ainda mais atrativa. “A praça estará mais limpa, sem água empoçada ou escorrendo pela rua, estará mais convidativa para o comércio e para população, é um ganho econômico, social e ambiental muito importante para Cuiabá”, conta Thatiana Rabelo, sócia do restaurante.

Conexão – A conclusão do projeto também é um chamado à ação da população. Para que o ciclo sustentável do saneamento seja completo, é essencial que os moradores e comerciantes realizem a interligação de seus imóveis à rede coletora de esgoto, garantindo assim o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.

No caso da Praça Popular, todo o efluente coletado será enviado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, localizada na região do Porto. Na unidade, o efluente passará pelo processo de tratamento e purificação, só então sendo devolvido à natureza.

“Nossa Cuiabá segue avançando no saneamento básico. A dedicação do município a este serviço essencial é tão forte que, ano após ano, temos sido premiados pelo Instituto Trata Brasil”, declara o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro. “A chegada do Sistema de Esgotamento Sanitário à Praça Popular representa mais do que infraestrutura. Significa mais saúde e qualidade de vida pra nossa gente, e é desta forma que vamos seguir trabalhando, focados na universalização do saneamento básico”, pontua. 

Hora de interligar – A Águas Cuiabá conta com uma equipe preparada para orientar os moradores no processo de interligação às novas redes coletoras de esgoto. O contato por ser feito por meio dos canais de atendimento: Call Center 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 9 9276-6008 ou nas lojas físicas localizadas no Centro (Av. Tenente Coronel Duarte, 1030 – Dom Aquino), CPA (Rua Pará, n° 930, CPA 2) e Coxipó (Av. Fernando Corrêa da Costa, n° 5291)

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization – ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia gerida pela IG4 Capital, a Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.