Cidades

Região cresce a cada dia e recebe melhorias

A região da Avenida Dante de Oliveira – mais conhecida como Avenida dos Trabalhadores – que liga diversos bairros da Capital, e por onde passam diariamente dezenas de milhares de pessoas, tem se desenvolvido a largos passos.

Muitas moradias e condomínios surgiram nos últimos anos, consequentemente fortalecendo o comércio e mudando a cara daquelas redondezas da cidade. Com o crescimento do entorno dessa importante via e o grande fluxo de transeuntes, a duplicação da Avenida passou a ser cada vez mais necessária. Demanda que não é de hoje, e que recentemente começou a ser atendida.

No final de 2015, também foi reinaugurado um dos maiores espaços públicos de Cuiabá, bem próximo à avenida, e que certamente passou a figurar como um dos novos cartões postais da cidade. O Parque Tia Nair foi revitalizado, ganhou pistas de caminhada e ciclismo e sua área foi ampliada em 43%, passando a ter 20 hectares. A lagoa, que dá um charme especial ao parque, ganhou uma pequena ilha, cascata de três metros de altura, pedalinho e uma tirolesa deve ficar pronta em breve.

Melhorias que beneficiam toda a região e garantem mais qualidade de vida aos moradores. Esta é a opinião do comerciante Paulo Roberto Sempio, que vive no bairro Carumbé há mais de 30 anos. Ele lembra que, quando chegou por lá, a estrutura era precária: naquela época não havia asfalto, energia elétrica, água encanada e nem esgoto tratado.

Aos poucos o bairro foi crescendo, o comércio foi ganhando força e muita coisa mudou. “Durante muito tempo a gente não teve estrutura nenhuma, mas nos últimos anos as coisas foram melhorando. Uma das mudanças que a gente mais esperava é a duplicação da avenida, porque tem muito engarrafamento aqui, principalmente nos horários de pico. Vai ser bom pra todos, inclusive pra gente que é comerciante”, diz o morador, que também tem seu negócio no bairro.

A duplicação no trecho de aproximadamente dois quilômetros entre o Bairro Pedregal, próximo à subestação de energia elétrica, e o Bairro Planalto, compreende também a ampliação da via de sete para nove metros, melhorias no sistema de coleta de água de chuva (drenagem), meio-fio, calçada, ciclovia e rotatórias. Mudanças esperadas não só pelos motoristas.

O frentista Valdemar Soares, que passa de bicicleta, diariamente, pela avenida, espera que o trajeto de casa para o trabalho fique mais seguro. “Se eles colocarem ciclovia vai ser muito bom, porque é perigoso andar aqui, tem muito carro e a gente não tem como andar tranquilo. Quem tem que passar aqui todos os dias de bicicleta sabe que não é fácil”, conta.

O orçamento inicial da duplicação foi estimado em R$ 1,5 milhão. Há pouco mais de um ano, quando a melhoria foi anunciada pelo município, a previsão era de que a obra ficaria pronta ainda no primeiro semestre de 2015. No entanto, o ano terminou e o prazo não foi cumprido.

De acordo com informações da Secretaria de Obras Públicas, alguns contratempos teriam ocasionado o atraso. “Como o tráfego é muito intenso lá, não dá pra fechar a via inteira, mas a obra está caminhando. Já estamos terminando a parte de meio fio e um dos grandes problemas da avenida é a drenagem. Mas, como agora é época de chuva, ainda deve demorar um pouco pra obra ser concluída”, informou, em nota, a diretoria da secretaria. 

A obra na Avenida dos Trabalhadores faz parte do projeto “Novos Caminhos”. Segundo informações da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), mais de 200 quilômetros já foram asfaltados em toda a cidade e outros 100 quilômetros de asfalto devem ser entregues até o ano que vem.  

Lazer e esporte

Revitalizado, o Parque Tia Nair passou a ser um dos principais espaços públicos destinados ao lazer e esporte na cidade, atraindo muitos visitantes. Com a melhoria, o movimento está ainda maior na região da Avenida dos Trabalhadores. Sinal de que a população precisa de mais opções de espaços saudáveis, que fomentem a integração da população, a cultura e a diversão. 

“É muito bom pra gente poder trazer a família e desfrutar de espaços como este, fazer um exercício, uma caminhada e se divertir. Tá maravilhoso aqui! Mas, tem outros lugares da cidade que também precisam. Eu mesmo moro longe e venho, porque lá no bairro não tem uma praça ou um parque perto pra gente fazer exercício. Seria bom se as praças dos bairros também fossem bem cuidadas”, opina o professor Emerson Delgado.

De acordo com o prefeito Mauro Mendes, este é o primeiro espaço pensado para receber a população também durante o período noturno. ”É o primeiro parque com concepção noturna e garantia de total segurança para que as famílias possam aproveitar para praticar esportes e curtir diversas atrações, relaxar e descansar”, diz.

O secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, contou que o espaço ganhará iluminação diferenciada e jardinagem especial. “A iluminação fará com que o parque fique ainda mais valorizado no período noturno. Todas as palmeiras terão lâmpadas de LED que garantirão uma visão ainda mais bonita, com gramado e jardinagem ao redor de toda a lagoa”, explica.

 

Thales de Paiva

About Author

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.