Cidades

Reforma do Palácio da Instrução está em ritmo acelerado

Estão a todo vapor as obras de manutenção do Palácio da Instrução, no centro de Cuiabá. O prédio centenário, tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Mato Grosso, está sendo preparado para receber, em novembro, a 31ª Bienal São Paulo, considerada uma das mais importantes exposições de arte contemporânea do mundo.

A manutenção é feita principalmente na parte elétrica e estrutural. Segundo Marcos Antônio Ferreira Sampaio, engenheiro da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o trabalho na rede elétrica atende a um projeto específico da organização da Bienal que visa adequar o prédio para receber as obras expositivas que incluem telas, instalações, videoinstalações e esculturas.

Já o piso de assoalho de madeira e taco passa por lixamento e aplicação de sinteco no processo de recuperação. Há ainda a troca das calhas, colocação de rufos e substituição de telhas para eliminar goteiras.

Pintura interna, recuperação de portas e janelas que apresentam problemas e a recuperação do jardim exterior, com a colocação de grama e poda de árvores, fazem parte das obras de manutenção. “Também trabalhamos no meio-fio, calçada e pátio do estacionamento”, explicou o engenheiro.

Vale ressaltar que todas as características originais do prédio estão sendo preservadas, inclusive com a retirada de azulejos que foram instalados nas paredes dos corredores. A manutenção é feita tanto no piso térreo como superior, onde será instalada a mostra de arte.

O Palácio da Instrução recebe ainda uma nova pintura externa, em amarelo Marrocos e branco neve nas molduras. O portão será pintado em dourado ouro, trazendo de volta a imponência de uma das construções históricas mais tradicionais do estado.

“Esta manutenção faz parte da primeira fase que começou em 20 de agosto e deve terminar na primeira quinzena de outubro. Depois vem a segunda fase, de montagem de painéis e iluminação e, em seguida, a montagem das obras e instalação de sinalização”, explica Marcos. “O objetivo maior da Secel é fazer do Palácio da Instrução um espaço apto para atender aos padrões de exposições internacionais”.

Arte contemporânea

A 31ª Bienal São Paulo será aberta no dia 03 de novembro e fica em cartaz até 06 de dezembro. A capital de Mato Grosso é a primeira cidade da região Centro-Oeste a receber a exposição itinerante. Considerada um dos três principais eventos do circuito artístico internacional, junto da Bienal de Veneza e da Documenta de Kassel, e responsável por projetar a obra de artistas internacionais e refletir as tendências mais marcantes no cenário artístico global, a mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

 “A maioria das pessoas não pode ir a São Paulo, a Nova York ou a Paris, mas tem direito ao acesso às grandes obras que a humanidade produziu. Esta ação será também importante para artistas mato-grossenses em fase de formação de personalidade. É fundamental que conheçam e dialoguem com a vanguarda do pensamento criativo contemporâneo”, destacou o titular da Secel, Leandro Carvalho.

Este ano o programa de exposições da 31ª Bienal de São Paulo contempla mostras em outras seis cidades do Brasil e uma no exterior. Diferentes recortes de obras da mostra “Como (…) coisas que não existem”, que em 2014 recebeu 470 mil visitantes e apresentou 87 projetos artísticos na capital paulista, viajaram para São José dos Campos (SP), Campinas (SP), Juiz de Fora (MG), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Belo Horizonte (MG) e chegam à cidade do Porto, em Portugal, em outubro. Esta é a primeira vez que o programa de itinerâncias da Bienal de São Paulo viaja para fora do país desde a sua criação.

(Assessoria)

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.