Nacional

Reforço da Força Nacional começa a atuar no Rio

Foto: reprodução

Por G1

Força Nacional começa a atuar nesta segunda-feira (15) no Rio de Janeiro. Os 300 agentes enviados na semana passada vão patrulhar as rodovias federais do estado: Presidente Dutra, Avenida Brasil e Washington Luís. Eles se juntam aos 125 homens que já estavam no RJ. As forças de segurança ficarão 90 dias no estado, mas o período pode ser prorrogado.

O principal objetivo é coibir o roubo de veículos e cargas. Uma das regiões patrulhadas será a dos complexos do Chapadão e da Pedreira, na zona norte do Rio. Os locais são definidos com base no mapeamento de crimes feito pela Secretaria de Segurança do RJ.

O esquema de atuação da Força Nacional foi definido em reunião na última quinta-feira (11) entre representantes da Polícia Civil e Militar do Rio, Policia Rodoviária Federal, Força Nacional e Ministério da Justiça.

Segundo o sub-secretário da Secretaria de Segurança do RJ, Roberto Alzir, a atuação dos agentes deve reduzir os indices de criminalidade nas regiões que serão alvos das operações.

"O foco é no roubo de veículos, cargas. O efetivo vai atuar em cima da mancha criminal que mapeamos diariamente que apontam pontos críticos. Obviamente esse apoio bem-vindo do governo federal não é suficiente para resolver a problemática da segurança no Rio, mas vai surtir bastante efeito nesses locais", afirmou Alzir após a reunião na última quinta-feira.

Alzir informou ainda que os agentes devem ter maior atuação durante o dia. As tropas serão comandadas pelo coronel Benedito Pereira, que também esteve à frente dos agentes deslocados para o Espírito Santo durante a crise de segurança causada pela greve da PM em fevereiro.

Às 7h28, comboios foram vistos na Avenida Brasil, na altura de Parada de Lucas, presos em um congestionamento.

Ônibus incendiados
O governo federal anunciou o reforço da segurança do RJ início do mês após os ataques que deixaram nove ônibus queimados na Avenida Brasil. Os incêndios e saques ocorreram após megaoperação da Polícia Militar na Cidade Alta, comunidade em Cordovil, na Zona Norte.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Nacional

Comissão indeniza sete mulheres perseguidas pela ditadura

“As mulheres tiveram papel relevante na conquista democrática do país. Foram elas que constituíram os comitês femininos pela anistia, que
Nacional

Jovem do Distrito Federal representa o Brasil em reunião da ONU

Durante o encontro, os embaixadores vão trocar informações, experiências e visões sobre a situação do uso de drogas em seus