O alto volume de chuvas no início de 2026 tem aumentado a atenção para os riscos envolvendo a rede elétrica em Mato Grosso. Dados divulgados pela Energisa Mato Grosso apontam que, entre 1º de janeiro e 1º de março deste ano, foram registrados 11 acidentes envolvendo a população e a rede de energia no estado, resultando em três mortes.
Segundo a concessionária, os acidentes estão ligados principalmente à aproximação indevida de cabos energizados, intervenções irregulares, uso de equipamentos sem proteção e colisões contra postes ou estruturas metálicas. Situações como cabos rompidos no chão ou contato com fios durante obras e atividades rurais também representam alto risco de choque elétrico.
De acordo com a coordenadora de Segurança da Energisa, Elisangela Castelhano, muitos casos acontecem por descuido ou contato acidental. “Existem casos em que o cliente toca a rede sem querer, outras vezes há a tentativa de intervir nos cabos por diversos motivos, além de batidas em postes que podem provocar a queda e o rompimento da fiação. Independentemente da situação, de forma nenhuma se deve tocar nos cabos, mesmo os de telecomunicação”, alertou.
A empresa reforça que qualquer intervenção na rede elétrica deve ser feita apenas por profissionais capacitados e equipados com itens de proteção adequados. Em áreas urbanas, a orientação é evitar podas ou escaladas em árvores próximas à rede, não tocar em cabos caídos e nunca tentar socorrer pessoas que estejam em contato com fios energizados, pois isso pode colocar outras vidas em risco.
Em obras, construções e atividades rurais, o cuidado deve ser redobrado. A concessionária recomenda respeitar distâncias mínimas da rede elétrica, manter atenção ao operar máquinas e caminhões próximos aos cabos e nunca utilizar aparelhos elétricos com mãos ou pés molhados. Em caso de acidentes ou situações de risco envolvendo a rede, a população deve acionar imediatamente a Energisa para evitar tragédias.



