Opinião

Reconstrução

Estamos todos aguardando o jogo final do campeonato paulista entre Palmeiras e Santos marcado para domingo, dia 07 de abril. O jogo de ida entre as equipes terminou com o placar de 1X0 para o Santos, disputado em 31/03, na Vila Belmiro. Em que se pese o favoritismo do Palmeiras, por jogar em seus domínios, o Allianz Parque, ter o melhor time e jogar com o apoio de sua torcida, temos que reconhecer que o alvinegro praiano surpreendeu.

                              O Santos, nos últimos anos, lutava contra o rebaixamento no torneio estadual e brigava para não cair para a segunda divisão do brasileiro nas últimas edições. Ano passado ele caiu no brasileirão. Um clube tradicional do nosso futebol que vinha amargando péssima gestão, falta de investimento, finalmente conseguiu sucumbir e cair para a série B, apesar de toda a imprensa chamar a atenção para o fato há anos.

                               O ano de 2024 trouxe uma nova diretoria e uma nova mentalidade no comando técnico e no elenco. Jogadores que permaneceram na equipe para esse ano tiveram que fazer um acordo salarial reduzindo seus vencimentos, já que a situação do clube na série B vai ser bastante diferente. Mesmo com toda essa situação contrária a equipe está na final do campeonato paulista. A seriedade da diretoria, equipe técnica e elenco é completamente diferente do que foi em 2023. A torcida que jamais abandonou o clube ano passado continua firme em seu apoio incondicional, lotando os estádios nos dias de jogos do time.

                                  Em qualquer setor da sociedade uma boa gestão é fundamental para quem almeja sucesso, com transparência e com a equipe de comandados unida. Isso o Santos está mostrando e afirmando: com eficiência você pode ficar entre os melhores. Hoje o alvinegro está entre os melhores de São Paulo. Vai ser campeão? Ninguém sabe ainda, mas disputar a final já é uma grande vitória. O adversário é melhor, disso ninguém tem dúvidas, mas o futebol, como disseram alguns comentaristas sem imaginação, é “uma caixinha de surpresas” ou então, “são onze contra onze”. O que eu sei sobre o comportamento da equipe e seus gestores é que a seriedade está acima de qualquer outra coisa envolvida no dia a dia do clube. Alguns dizem que é uma nova fase, mas para mim é reconstrução.

Paulo Arantes

About Author

Apreciador do cinema, música, literatura e futebol, colabora com o Circuito Mato Grosso desde a sua fundação, em 2004, como jornal semanal impresso.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do