Confira, a seguir, a receita criada por três alunas do Instituto Capim Santo, apresentada como trabalho final do curso Cozinha do Amanhã
Site : prazeresdamesa.com.br
Pessoas em situação de vulnerabilidade social encontram, na gastronomia e no Instituto Capim Santo (ICS), a chance para se capacitarem. O curso Cozinha do Amanhã oferece aulas sobre gastronomia social e sustentável, além de ensinar técnicas básicas e avançadas.
Como projeto final, os alunos precisam elaborar um prato que empregue tanto os conceitos quanto a prática do que foi ensinado nas aulas. E eles fazem bonito, como você pode conferir na receita a seguir, uma das mais bem avaliadas da turma do primeiro semestre de 2024 em Salvador.
Quem desenvolveu o ragu de rabada com cestinha de banana-da-terra foram as alunas Silvia Pereira Martins, Joiele Santos Oliveira e María Eumelia del Rosario Villarroel Pulido. E é claro que elas concluíram o curso com louvor.
Receita de Ragu de rabada com cestinha de banana da terra
Ingredientes
- 1/2 kg de rabada
- Duas colheres de Vinagrete
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 colher de chá de pimenta
- 2 dentes de alho
- 1 colher de sopa de alecrim
- 1 colher de chá de páprica
- 2 pitadas de cominho
- 2 colheres de Oreo
- 1 litro de água
- Meia taça de vinho
- 1 colher de sopa de coentro
- 1/2 kg de banana da terra verde
- 2 folhas de louro
Modo de preparo
1 Corte a rabada nas juntas do rabo, lave e limpe tirando o excesso da gordura. 2 Em uma panela de pressão em fogo médio aqueça o óleo, refogue a cebola e o alho até dourar. 3 Adicione o tomate, o manjericão, a folha de louro e refogue por alguns minutos. 4 Acrescente o Rabo, o Vinho, o coentro, a cebolinha, alecrim, o sal e o restante da água. 5 Tampe e cozinhe em fogo baixo por 40 minutos após iniciar a pressão.6 Desligue e deixe a pressão sair totalmente. 7 Abra a panela e acrescente a pimenta. 8 Desfie e reserve. 9. Em uma panela adicione água e as bananas e leve para cozinhar por aproximadamente 10 minutos, após cozimento descasque-as e corte em rodelas com espessura de um dedo. 10 Dê uma leve amassada e coloque em forma de empadas. 11 Leve ao forno a 180 graus por 15 minutos. 12 Adicione carne nas forminhas e finalize com cebolinha.
A história do prato
“A princípio na escolha dos ingredientes, queríamos algo da terra, algo popular, de fácil acesso até porque a cozinha também é praticidade. Ao escolher a banana da terra, a ideia era criar diferentes texturas no prato para que trouxesse algo prazeroso a quem provasse. Então criamos a cestinha de banana da terra. A escolha da rabada como proteína, se deu ao fato de ser um prato muito apreciado por nós nordestinos, muito popular na Bahia e sem falar no sabor excepcional. Também pensando na sustentabilidade usamos a banana como um todo, tanto sua polpa como sua casca, cozinhamos junto a rabada, e no final processamos o caldo do cozimento junto com os temperos e a banana e fizemos um delicioso molho para acompanhar”, comentam as três alunas.
Para saber maiores informações sobre o Instituto Capim Santo e os cursos, acesse o site oficial do ICS.
Foto: reprodução site prazeresdamesa.com.br