Opinião

Reage MT

Muitos dos fatos recentes envolvendo escândalos de corrupção e de vilipendio ao patrimônio público têm sido encarados por muitos interlocutores da sociedade como uma forma de expurgação. Mato Grosso e o país estão vivendo uma fase decisiva na qual as investigações exercidas pelos órgãos de controle estão expondo os crimes e atos ilícitos de pessoas públicas, eleitas ou não, cuja função deveria ser a promoção de um estado democrático de direito com idoneidade e transparência.

Todavia, a sociedade civil organizada assim como toda a sociedade não pode passar diante dos fatos sem se engajar e sem exercer sua prerrogativa de fonte de onde emana o poder. Foi pensando neste pressuposto que a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) liderou a criação do movimento “Reage MT”.

O Reage MT é formado por 57 entidades da sociedade civil, com representantes de todos os setores econômicos, entidades, associações e sindicatos representativos de classe. Esse movimento surgiu com o intuito de se promover um debate profundo com os horizontes que precisam ser enxergados seja dentro dos poderes públicos seja na sociedade como um todo.

Essa é uma premissa que indica que nós sociedade precisamos instituir meios de perseguição à corrupção e eliminar esse vício em todos os sentidos e âmbitos sociais para que um dia, espero que não tão distante, possamos colher os frutos de uma sociedade democrática, livre, moderna e que atenda com eficácia as demandas de todos os cidadãos.

Este engajamento se faz necessário porque o combate contra a corrupção precisa ser preventivo e não apenas após o fato. Exemplo disso é que nós sociedade só tivemos conhecimento dos desvios de mais de R$ 1 bilhão após a delação premiada do ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

É angustiante pensar que outros montantes que supostamente possam ter sido desviados dos Cofres Públicos, e que talvez muito desse dinheiro nem volte mais para onde deveria que é a serviço do povo, só virão a conhecimento público caso haja novas delações premiadas.

Não venho aqui criticar o instituto jurídico da delação premiada, afinal graças a este subsídio legal é que muitas organizações criminosas estão sendo desfeitas. O que critico é o fato de que ainda estamos em um grau de evolução social no qual atitudes behavioristas precisam ser estimuladas para que criminosos falem a verdade. Isso, sem sombra de dúvidas chega a ser infantil e no mínimo uma agressão ao bom senso.

Por essa razão que o movimento Reage MT quer envolver toda a sociedade nessa luta de conscientização coletiva da importância de construirmos novos rumos para o estado de Mato Grosso e para o país.

Por fim, fica o convite para que mais entidades representativas de classe e toda a sociedade faça parte do Reage MT, essa é uma luta que estamos construindo em conjunto para colhermos frutos prósperos de justiça, dignidade, direitos e cidadania.

** Leonardo Campos é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Opinião

Dos Pampas ao Chaco

E, assim, retorno  à querência, campeando recuerdos como diz amúsica da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul.
Opinião

Um caminho para o sucesso

Os ambientes de trabalho estão cheios de “puxa-sacos”, que acreditam que quem nos promove na carreira é o dono do