A coordenadora da Regional Norte da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Pinto de Moraes, explicou que a unidade atende a cinco bairros da região, sendo eles o Novo Terceiro, Coophamil, Jardim Ubatã, Jardim Beira Rio e São Benedito, num total de aproximadamente 10 mil pessoas.
A reabertura do Centro de Saúde foi imprescindível para a comunidade, que estava clamando para que isso acontecesse. A população desta região é muito vulnerável na questão da saúde pública, e a reabertura foi importantíssima, principalmente para a população idosa, que tinha que se deslocar para outro local em busca de atendimento, explicou Sandra.
Para o presidente do Novo Terceiro, Antonio Fernando do Carmo, ter o Centro de Saúde novamente no bairro é uma grande alegria. "É bom demais. As pessoas já estavam nos cobrando muito e agora graças a Deus reabriu. O secretário de saúde cumpriu o que prometeu, está de parabéns", enfatizou.
De acordo com o secretário de Saúde de Cuiabá, Werley Peres, a Secretaria vem trabalhando para melhorar o atendimento à população cuiabana, reformando, reabrindo e inaugurando Centros de Saúde e PSFs.
Temos tomado todas as medidas para acelerar os processos de reforma e entrega dos postos de saúde e PSFs, pois sabemos quão importante essas unidades são para o atendimento da população. O nosso objetivo é concluir as reformas que já foram iniciadas, reformar o que é necessário e também ampliar a nossa rede de atenção básica, no caso dos PSFs, concluiu.
Atualmente, dois ginecologistas realizam atendimento na unidade, porém já foi feita a solicitação para a contratação de um clínico geral e de um pediatra. Todas as consultas são agendadas com no mínimo um dia de antecedência. Os atendimentos são realizados as segundas, terças e quartas-feiras pela manhã, e as segundas, quartas e quintas-feiras pela tarde.
Além dos atendimentos clínicos, a população também encontra no Centro de Saúde aplicação de vacinas, realização de curativos, acompanhamento pré-natal de gestantes, e também uma farmácia, que fica aberta para a retirada de medicamentos com receita e entrega de remédios controlados, como no caso de tratamento de hanseníase, tuberculose e hipertensão. O Centro de Saúde fica aberto das 7 às 17 horas.
OUTRAS UNIDADES
De acordo com informações da Diretoria de Atenção Básica de Saúde há a previsão de inauguração do PSF do Pedregal até o fim do mês e reabertura de outros postos de saúde da família (PSFs), como Santa Isabel I e II em abril, e o Paiaguás até o meio do ano.
Atualmente, Cuiabá possui 87 unidades de atenção básica de saúde, entre Centros de Saúde e Programa de Saúde da Família (PSF).
ASSESSORIA