Radares instalados na avenida das Torres e Avenida José Monteiro de Figueiredo (Lavapés), em Cuiabá, começam a multar motoristas que passarem nos locais acima da velocidade permitida a partir desta sexta-feira (16). Equipamentos foram instalados em maio e estavam em fase de testes.
De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), os medidores foram instalados nos dois lados da avenida das Torres, próximo ao restaurante Armazém Mamur. No local, a velocidade máxima é de 40km/h.
Na Lavapés, o monitoramento fica próximo ao Shopping Goiabeiras e a velocidade permitida na via é de 50km/h.
Segundo a pasta, os equipamentos foram instalados para cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público Estadual (MPE) e a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Radares passaram por um período de testes durante 30 dias, os motoristas que ultrapassaram a velocidade permitida ou avançaram no sinal vermelho neste tempo receberam apenas uma notificação orientativa.
“Lembrando que, na Lavapés, o equipamento está próximo ao shopping da região e próximo ao 44º Batalhão de Infantaria Motorizada (BIM). Lá, os motoristas deverão ficar atentos para não parar sobre a faixa de pedestre, avanço semafórico e a velocidade permitida é de 50km. Já na Avenida das Torres, próximo ao Armazém Mamur, a lombada eletrônica foi instalada em ambos os sentidos da via, e vai monitorar a velocidade permitida, que é de 40km/h”, afirmou a Semob.
Instalação dos equipamentos de monitoramento foi efetivada após um estudo da Comissão de Análise de Acidentes de Trânsito composto pelos órgãos: Secretaria de Saúde do Município, Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito (Deletran), da Polícia Judiciária Civil, Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Atualmente, a Capital conta com 49 pontos de equipamentos de fiscalização eletrônica distribuídos pela cidade. Todos devidamente sinalizados horizontalmente e verticalmente e aferidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), conforme determina a legislação.