Cidades

Radares devem ser instalados em Cuiabá por R$ 39 milhões

 
De acordo com a licitação serão instaladas 44 lombadas eletrônicas, 44 radares fixos, 55 detectores de avanço semafórico, 30 câmeras de monitoramento, uma unidade móvel de monitoramento, dois radares móveis, dois painéis de mensagens variáveis, 30 talonários eletrônicos de infração, um sistema de apoio a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) e uma Central de Inteligência de Controle de Trânsito.
 
O secretário de trânsito, Antenor Figueiredo, explicou que o Consócio CMT, terá que ter uma sede fixa em Cuiabá, sendo uma parte do escritório dentro da própria prefeitura e mais uma central de monitoramento. O objetivo é realizar o trabalho em conjunto e assim unir a parte tecnológica junto com o trabalho que já vem sendo feito pelos agentes de trânsito.
 
“Além do monitoramento eletrônico e aparelhos que irão fotografar os veículos que cometerem inflação, vamos deixar os agentes de trânsito em prontidão para impedir que os motoristas façam mais irregularidades”, diz Figueiredo.
 
Segundo o secretário, o sistema de fiscalização não servirá apenas para punir, mas também para orientar os condutores sobre a situação do trânsito. “Dois painéis serão instalados para mostrar aos motoristas a situação do trânsito. Como o monitoramento será realizado em tempo real, as pessoas poderão ver qual o melhor caminho a seguir, diminuindo assim o congestionamento nas principais vias”, explica Antenor.
 
Especialista em trânsito da UFMT, Luis Miguel Miranda, diz que radares terão efeito positivo se tiver um monitoramento muito preciso - Foto: ArquivoPara o especialista em trânsito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luis Miguel Miranda, os radares terão efeito positivo em Cuiabá apenas se tiver um bom estudo de campo e o monitoramento for muito preciso, pois somente dessa maneira irá diminuir o número de acidentes.
 
“As pesquisas demonstram que os sistemas de radares diminuem significativamente a quantidade de acidentes em uma cidade, contudo, poucas conseguiram atingir uma meta razoável de controle, pois é necessário que haja trabalhos de controle do uso do álcool entre os motoristas”, diz Miranda.
 
O especialista criticou também a quantidade de unidade móvel de monitoramento, pois só foi licitada uma para Cuiabá. “Considero uma unidade móvel pouco para o tamanho de Cuiabá, e pela quantidade de avenidas movimentadas que temos e esse tipo de ferramenta é muito eficaz, principalmente nos finais de semana, quando as inflações aumentam”, destaca o especialista.
 
Mortes no trânsito se concentram nos finais de semana
 
A imprudência no trânsito é aponta pela população como o principal motivo para o crescimento cada vez maior do número de acidentes em Cuiabá. De acordo com dados do Instituto Médico Legal (IML), em 2013, a cada 29 horas uma pessoa morreu vitima de acidente de trânsito em Cuiabá e Várzea Grande. O levantamento foi realizado entre janeiro e a primeira quinzena do mês de dezembro do ano passado. No total, 283 pessoas perderam a vida, sendo 270 apenas nos finais de semana.
 
No último balanço realizado este ano, dessa vez pela Policia Militar, em janeiro 28 pessoas morreram no trânsito. E de acordo com a prefeitura foi realizado um estudo que aponta as Avenidas Fernando Correa da Costa, Miguel Sutil e Historiador Rubens de Mendonça as responsáveis pela maior parte dos acidentes de trânsito, motivados pelo excesso de velocidade, imprudência e por serem locais com grande quantidade de pessoas.
 
A frota da capital no ano passado, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso, é de 357.392 veículos. Desse montante, 76,6 são motocicletas.
 
Denúncias ficam paradas no TCE
 
A abertura da concorrência pública para instalação de radares eletrônicos em Cuiabá, no dia 14 não foi a primeira realizada pela prefeitura. Isso porque, no dia 3 de fevereiro a mesma ação foi realizada, contudo duas denúncias foram realizadas no dia anterior no Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontando suporto direcionamento de licitação.
 
Por causa dessas denúncias nenhuma empresa participou da Concorrência Pública nº 017/2013. Contudo, o secretário de trânsito, Antenor Figueiredo, disse que a principal prova que não havia fraude foi o fato de nenhuma empresa aparecer. Para o secretário, as denúncias serviram apenas para tumultuar o processo de licitação.
 
 
Foto: Daffiny Delgado"Eu acho que a colocação de radares em Cuiabá será um verdadeiro caça níquel só para pegar o dinheiro da população. Na atual situação que estamos, no qual foram colocados os amarelinhos, o trânsito não melhorou em nada. A única coisa que eles fazem é multar as pessoas, ao invés de orientar, principalmente nos locais onde há desvio da Copa. Eu acredito que para melhorar o trânsito de verdade, deve ser realizada campanha educativa". (Geovanny George de Souza, Mototaxista)
 
Foto: Daffiny Delgado"Os radares têm que começar a funcionar logo, pois o trânsito a cada dia que passa só está piorando. A falta de consciência e respeito das pessoas está fazendo com que o trânsito fique lento, e ainda desrespeitem o pedestre. Além disso, vejo muitos acidentes acontecendo na cidade que são por bobagem, bastava ter atenção. Então, com a fiscalização, acredito que as pessoas ficarão mais atentas". (Maria Cícera de Oliveira, Diarista)
 
Foto: Daffiny Delgado"Dependendo da qualidade dos radares que estiverem contratando eu sou totalmente a favor. Pois acredito que o trânsito pode melhorar muito com os pardais, radares e outros dispositivos de fiscalização. Mas, se a ideia e fazer a mesma coisa que fizeram há uns anos atrás, quando as pessoas eram multadas mesmo sem terem cometido inflação, é melhor deixar como está".
(Rodrigo Salgado, Técnico de Refrigeração)
 

Redação

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