Os radares instalados em cinco avenidas de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, começam a funcionar nesta quinta-feira (16). Durante as primeiras semanas, será o processo de adaptação e não haverá aplicação de multa, segundo a Guarda Municipal.
Até o dia 2 de abril, a fiscalização será apenas educativa e de alerta. A partir dessa data, haverá multa grave para os excessos. O valor da penalidade varia de acordo com o excesso excedido na pista.
Os novos radares foram instalados nas seguintes avenidas:
- Avenida 31 de Março
- Avenida da Feb
- Avenida Júlio Campos
- Avenida Ulisses Pompeu de Campos
- Avenida Couto Magalhães
O sub comandante da Guarda Municipal, Alexander Ortiz, explicou que os locais escolhidos para a instalação foram onde houve mais registros de acidentes.
“Cada radar é colocado em um ponto estratégico das avenidas, onde há maior risco de acidente de trânsito. O objetivo é proteger o cidadão e fazer com que as pessoas andem dentro do limite da via”, explicou.
Em alguns pontos, o limite será 40 km e, em outros, 60 km.
Em 2022, foram registrados 900 acidentes, sendo 65 com mortes e 835 com ferimentos, mas com pelo menos 400 com lesões ortopédicas que acarretam licenças de trabalho, impondo gastos a previdência social e a saúde.