Os prefeitos de 15 municípios do norte do estado se reuniram nesta quinta-feira (25) para discutir medidas de combate ao novo coronavírus na região. Na reunião, ficou decidido que serão investidos R$ 552 mil em equipamentos para instalação de 10 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para Covid-19 no Hospital Regional de Sinop, que recebe pacientes das outras 14 cidades.
O dinheiro foi doado pelas Câmaras Municipais e serão aplicados por meio do consórcio público de saúde Vale do Teles Pires. A cota foi proporcional ao número de habitantes de cada cidade.
O repasse deve ser feito na próxima terça-feira (30) e a intenção, segundo os prefeitos, é que as UTIs estejam instaladas até o dia 5 de julho.
Atualmente, dos 20 leitos exclusivos para Covid-19 estão disponíveis apenas 3 no Hospital Regional de Sinop.
De acordo com os prefeitos, a união entre os municípios é para que seja evitado um lockdown na região norte.
O consórcio que a estrutura que será instalado no Hospital de Sinop vai permanecer após a pandemia para atender outros pacientes.
Durante a reunião, as prefeituras também decidiram elaborar um documento com medidas de combate unificadas, já que há a transição dos moradores entre os municípios do norte diariamente.