Ganhador do Grammy Latino de 2025 e de artista do ano no Prêmio Multishow, João Gomes se tornou um dos cantores mais escutados do último ano no Brasil, selando parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Marisa Monte e Lulu Santos – e se tornando uma das vozes mais significativas da nova MPB.
O sucesso fez João Gomes ser um dos convidados para o especial de final de ano de Roberto Carlos, gravado em Gramados, em Santa Catarina, e exibido pela Globo na noite do dia 23 de dezembro. Uma fala do cantor nordestino, porém, despertou a curiosidade dos fãs.
Na ocasião, o forrozeiro pernambucano cantou, de surpresa, um trecho de A Volta, composição do Rei e de Erasmo Carlos. Ao ver que Roberto Carlos não começou a cantar junto com ele, João disse antes de deixar o palco: “Não vou lhe atrapalhar, não”.
A reação rapidamente viralizou e gerou rumores e questionamentos por parte do público, que sugeriu desconforto de Roberto Carlos diante da atitude improvisada de Gomes. Antes, Roberto e João fizeram dueto em Eu Tenho a Senha e Fé.
Neste domingo, 28, o jovem artista pernambucano pronunciou por meio dos comentários em uma publicação no Instagram e negou qualquer mal-entendido entre ele e o Rei.
Nascido na cidade de Serrita, em Pernambuco, o artista começou a cantar ainda criança, quando fazia parte de um coral de igreja, mas foi na faculdade que João abraçou o piseiro para se apresentar em público.
O cantor começou a fazer vídeos quando estudava Agropecuária no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, em 2019, e chamou a atenção da internet – e dos colegas – com a voz grave e os forrós clássicos.
Seu primeiro álbum de estúdio foi lançado em 2021 e rapidamente o artista viralizou com canções como Dengo, regravada e utilizada como trilha sonora na novela Travessia, da Rede Globo, em 2022, Meu Pedaço de Pecado e Eu Tenho a Senha, que também dá nome ao primeiro trabalho. O artista tem ainda outros quatro álbuns de estúdio e sete álbuns ao vivo.
2025 de ouro
O álbum Dominguinho, gravado por João Gomes em parceria com Jota.pê e o sanfoneiro Mestrinho, ganhou, neste ano, o Grammy Latino de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa. A obra acústica é uma homenagem ao artista nordestino Dominguinhos, celebrando a herança musical e cultural do cantor.
No Prêmio Multishow de 2025, o forrozeiro levou o troféu de artista do ano, desbancando nomes como Ana Castela, Gaby Amarantos, Gilberto Gil, Liniker e o grupo de samba Menos é Mais. João também viu seu projeto Dominguinho, que fez ao lado do cantor Jota.pê, e do instrumentista e cantor Mestrinho ser premiado. Dominguinho ganhou como Álbum do Ano, derrotando, entre outros, Coisas Naturais, de Marina Sena, e Rock Doido, de Gaby Amarantos.
O cantor também participou do projeto Tiny Desk Brasil, uma adaptação de um tradicional programa da emissora de rádio americana NPR, que desembarcou no País em outubro deste ano. João foi responsável pelo episódio de estreia do formato no YouTube brasileiro.
Aos 23 anos, João Gomes é casado com a influenciadora Ary Mirelle, também com 23 anos, e tem dois filhos: Jorge, de 1 ano, e Joaquim, de três meses.


