Cidades

Queda de telhado foi causada por falha no projeto

Da Redação

Um falha técnica no projeto de ampliação do Terminal do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, foi detectada pelo relatório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), divulgado nesta sexta-feira (28).

O relatório técnico executado por um engenheiro civil especialista em estruturas metálicas e um doutor em engenharias estruturais, chegaram a tal conclusão após vistoria no local e análise dos documentos apresentados.  A avaliação relata falhas conclusivas para a queda do forro do Aeroporto Marechal Rondon no dia 01 de setembro deste ano.

A principal causa foi a utilização de tirantes flexíveis e não fixos como utilizados nas estruturas antigas. “A utilização de tirantes flexíveis na parte externa do forro do aeroporto fez com que o vento empurrasse as peças do forro para cima que se deslocaram e criaram um efeito cascata”, explicou o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Silveira Samaniego.

O laudo também aponta que não existem cálculos das ligações, meios utilizados, características dos parafusos e espessuras das chapas de ligação; não foram observados os coeficientes aerodinâmicos para o tipo de geometria adotada na construção e, não existe ensaio de túnel de vento, o que deveria ter sido levado em consideração na concepção inicial do projeto, de acordo com os engenheiros.

“Verificamos que foram utilizadas normas ultrapassadas pela empresa que fez o projeto. Também não levaram em consideração a velocidade dos ventos na região que chegam a 34 metros por segundo e naquele dia tivemos ventos de 14 metros por segundo, de acordo com o comando da Aeronáutica”, citou o presidente do Crea-MT.

Obra

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon tiveram início em dezembro de 2012. O valor inicial da obra era de 77,2 milhões, mas o projetos recebeu aditivos e o empreendimento hoje passa de R$ 81 milhões.

Embora a previsão inicial de conclusão dos trabalhos fosse março de 2014, a obra de responsabilidade do consórcio formado pelas empresas Engeglobal, Multimetal e Farol Empreendimentos ainda não terminou.

Redação

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