Para fazer as comidas (cozinhar), as gorduras boas são o óleo de coco e a manteiga ghee.
O azeite de oliva pode ser usado, porém não deve ser submetido a altas temperaturas, pois sofre oxidação. Dessa forma, o ideal é que seja usado em temperatura baixa e ao final da preparação.
Os óleos vegetais como milho, soja, girassol e canola devem ser evitados. Os estudos mais recentes mostram que, por serem ricos em Ômega 6 e pobres em Ômega 3, são extremamente inflamatórios, uma condição que pode predispor a uma série de doenças.
Outros óleos interessantes para serem usados são o do abacate e da linhaça. O óleo de coco fica muito bom com alimentos como peixe, frango, abóbora, sopas… Para outras preparações que pedem um sabor mais neutro, use a manteiga ghee, que é a manteiga clarificada e livre de impurezas. Poderá comprar nas casas de produtos naturais ou fazê-la. É bem fácil; vejam aqui:
Receita da Manteiga Ghee
200 g de manteiga sem sal (de preferência orgânica)
Coloque a manteiga em um recipiente de vidro e coloque-¬a em banho-maria. O fogo deve ser baixo.
Após um tempo, o óleo, a água e os sólidos vão se separar em três camadas: uma espuma de caseína em cima (que é a proteína do leite, super alergênica), um óleo amarelo transparente no meio (que é a manteiga clarificada) e uma suspensão aquosa de sólidos de leite no fundo (composto por toxinas e lactose).
Com uma colher ou escumadeira, retire cuidadosamente a camada superior de caseína e jogue fora.
Retire com cuidado o líquido amarelo e deixe os sólidos do fundo para serem jogados também.
Guarde em um vidro dentro da geladeira.
A manteiga ghee é pura e uma ótima opção para uso em cocção, já que não oxida quando submetida a altas temperaturas. Mas não deve ser usada com exagero, como toda gordura.