Quatro integrantes de uma associação criminosa de roubos foram presos pela Polícia Judiciária Civil, na sexta-feira (2), em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG). Com a quadrilha, foi encontrado um veículo roubado e vários objetos produtos de crime.
Devair José de Souza, conhecido como “Smeagol”, Odair de Jesus Silva, o “Veião”, Diogo da Silva Nascimento e Jonathan Silva de Moura foram autuados em flagrante pelos crimes de roubo qualificado, associação criminosa e receptação.
A desarticulação da quadrilha aconteceu após policiais da Derf-VG receberem denúncia anônima que apontava o grupo como autor do roubo na madrugada de sexta, no bairro Dom Orlando Chaves. Na ocasião, dois dos suspeitos armados chegaram em uma motocicleta e anunciaram o roubo de um Renault Sandero, aparelhos celulares, bolsas, peças de roupas e objetos pessoais das vítimas.
Segundo as investigações da Derf-VG, enquanto os suspeitos Devair e Diogo praticavam o roubo, o líder da quadrilha Odair e o comparsa Jonathan ficaram nas imediações dando cobertura a ação criminosa. O grupo mantinha uma casa no bairro Aurília Curvo, usada como base de apoio para reuniões de planejamento dos roubos, assim como para esconder os produtos adquiridos nos crimes.
Em diligências no endereço indicado, policiais encontraram os quatro suspeitos em poder do veículo roubado e com parte dos objetos subtraídos das vítimas. No local, também foram apreendidos peças de diversos veículos e um motor de motocicleta roubado no dia 22 de maio. Os suspeitos foram conduzidos à delegacia, onde a vítima reconheceu Devair e Diogo seguramente como autores do roubo, e também moletons apreendidos na residência, como a roupa usada pelos suspeitos no momento do crime.
De acordo com a delegada, Elaine Fernandes da Silva, o grupo já era investigado pela Derf-VG pela atuação em diversos roubos em Várzea Grande. “Os suspeitos são contumazes na prática de roubos, sendo considerados de altíssima periculosidade e se revezam no enquadramento das vítimas”, destacou a delegada.
Os suspeitos possuem várias passagens anteriores, inclusive com condenações, pela prática de crimes de roubo, associação criminosa, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Na delegacia, foi constatado o mandado de prisão preventiva em aberto em desfavor de Devair, o qual foi devidamente cumprido.