No total, cinco composições do modal estão na capital e deverão ser empregadas no eixo Aeroporto-CPA do VLT, o único previsto para estar em funcionamento até o início da Copa do Mundo, em junho deste ano.
Quando foram liberadas, as composições deverão ser levadas para o centro de manutenção do Consórcio VLT-Cuiabá, em Várzea Grande, região metropolitana, onde passarão por testes.
Segundo informações da assessoria de imprensa do consórcio, outras quatro composições já deixaram a Espanha, onde estão sendo fabricadas, mas ainda não há previsão de quando chegarão a Cuiabá. O consórcio informou ainda que, até maio, os 40 veículos estarão em Mato Grosso.
O Consórcio VLT Cuiabá é formado pelas empresas pelas empresas CR Almeida, CAF Brasil Indústria e Comércio, Santa Bárbara, Astep Engenharia Ltda e Magna Engenharia Ltda.
VLT
A obra começou a ser feita em junho de 2012 e o custo é de R$ 1,4 bilhão. O trajeto do modal será dividido nos eixos Aeroporto-CPA e Coxipó-Centro. Os trilhos serão implantados nos canteiros centrais das avenidas da FEB, 15 de Novembro, Prainha, Historiador Rubens de Mendonça, Coronel Escolástico e Fernando Corrêa da Costa. A tarifa do transporte ainda não foi definida.
Aeroporto-CPA
O trajeto terá 15 km de extensão, dois terminais de integração e 22 estações. No percurso, os veículos deverão passar pelo viaduto do aeroporto, trincheiras Km Zero, Cristo Rei, Trigo Loureiro e Luiz Fellipe, ponte sobre o rio Cuiabá e viaduto da Sefaz (Secretaria de Fazenda).
Para implantar o VLT nesse trecho, o consórcio deverá reestruturar o canal da Prainha.
Coxipó-Centro
Nos 7,2 km de eixo, haverá um terminal de integração, 11 estações de transbordo, e os viadutos Trevo MT-040 e Beira Rio, Trevo da UFMT, e as pontes Montante e Jusante, sobre o rio Coxipó.
Fonte: G1