Cidades

Quase 38 mil pessoas podem ter o título de eleitor cancelado em MT

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) o último levantamento registrou que dos 39.615 eleitores em situação de irregularidade apenas 1.905 compareceram aos cartórios para regularizar o cadastro na Justiça Eleitoral. O prazo vale apenas para quem está a três eleições sem votar ou justificar, os demais casos podem ser solucionados nas semanas posteriores.
 
“As consequências imediatas são não poder participar de concursos públicos, ou realizar empréstimos em bancos oficiais, nem se matricular em instituições [de ensino público], se candidatar ou tirar passaporte”, alerta o juiz eleitoral, Manuel Guerra. A multa para colocar o título em dia é de R$ 3,51 para cada eleição. Lembrando que nos casos de dois turnos, cada um equivale a uma eleição.
 
Os documentos exigidos no momento da regularização são o título de eleitor e um comprovante de endereço, de preferência no nome do cidadão. Caso o mesmo tenha perdido o título, um documento com foto também serve. Eleitores com idade menor de 18 anos e acima dos 70 estão liberados dessa medida.
 
O não comparecimento ao cartório eleitoral para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes, implicará no cancelamento automático do título de eleitor, que será efetivado de 10 a 12 de maio deste ano.
 
Fonte: G1

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.