Mix diário

Quando é o carnaval em 2025 e por que a data muda a cada ano?

O carnaval é um dos períodos mais aguardados do ano e sempre preenchido por shows, desfiles e blocos em todas as regiões do País. Mas, quando exatamente ele vai acontecer em 2025?

A terça-feira de carnaval deste ano está agendada para o dia 4 de março, ou seja, as festas começam no sábado, dia 1º, e se estendem até a Quarta-feira de Cinzas, no dia 5.

As datas da folia alteram ano a ano porque o carnaval está condicionado à data da Páscoa, que é definida pelo calendário lunar, e que vai acontecer no dia 20 de abril este ano, no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio.

O equinócio é o momento do ano em que os hemisférios sul e norte recebem a mesma quantidade de luz solar, conseguindo que a noite e o dia tenham a mesma duração de 12 horas. É neste dia também que acontecem as mudanças das estações de verão para outono, no hemisfério sul, e de inverno para primavera, no hemisfério norte.

Como o equinócio acontece no dia 20 de março, o primeiro domingo depois da lua cheia após esta data, segundo o calendário lunar, cairá no dia 20 de abril, data da Páscoa – com a Sexta-feira da Paixão no dia 18 de abril.

A partir do Domingo de Ramos (dia 13 de abril em 2025), celebrado na Igreja Católica uma semana antes da Páscoa, são contados 40 dias de forma retroativa para chegar à terça-feira de Carnaval, 4 de março – ou, 47 dias a partir da data da Páscoa.

Por conta dessas mudanças do calendário lunar, os carnavais acontecem em momentos diferentes a cada ano. Em 2024, por exemplo, a terça-feira de carnaval aconteceu no dia 13 de fevereiro, 47 dias antes do domingo de Páscoa, celebrado no dia 31 de março.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve