Política

Quando mulher pilota, descida é suave, diz Michel Temer

Em um dia no qual emendou uma maratona de eventos e recorreu a improvisos em discursos oficiais, o presidente Michel Temer afirmou que a aterrissagem da aeronave presidencial é mais suave quando conduzida por uma mulher.

Segundo ele, que falava a uma plateia de oficiais do sexo feminino, a diferença se deve, talvez, porque a pista de pouso "reconhece o elemento feminino".

"Eu já percebi que quando ela [oficial] pilota o avião presidencial, a descida é mais suave. Eu não sei se a pista reconhece o elemento feminino, mas o fato é que toda vez eu fico observando e a aterrissagem é muito suave. O que significa que a presença da mulher, além de ser de uma força extraordinária, também tem uma suavidade sensível, uma suavidade que todos podemos perceber", disse.

O presidente ressaltou que a luta das mulheres pela igualdade de gênero é um movimento que "vai crescendo, crescendo, crescendo, até atingir o seu ápice".
Em março, Temer causou polêmica ao afirmar que tem "convicção do quanto a mulher faz pela casa" e da importância da figura feminina para a formação dos filhos que, segundo ele, é "seguramente" de responsabilidade da mãe.

Mais cedo, em almoço com generais das Forças Armadas, o presidente disse também que a sociedade brasileira não tem muito apreço pela hierarquia e pela organização. Ele fez a análise quando elogiava a disciplina e o respeito às regras dos oficiais militares.

"O Brasil se posicionou no mundo de maneira muito positiva em função da presença disciplinada, hierarquizada e organizada das Forças Armadas. E nós no Brasil, convenhamos, não temos muito apreço pela hierarquia, no geral, pela organização", disse.

Influências

No mesmo discurso, o presidente criticou o fato de gerar especulações encontros entre representantes do Executivo e do Judiciário. Segundo ele, achar que ele é capaz de influenciar um ministro é algo "desmoralizante" para o magistrado.

"Se alguém do Executivo fala com alguém do Judiciário, já gera uma especulação, o que é desmoralizante para quem ouve. Se eu falo com alguém do Judiciário e sou capaz de influenciá-lo a ponto dele mudar uma opinião pessoal ou jurídica, é porque ele não se presta ao cargo que exerce", disse.

Desde que assumiu o Palácio do Planalto, Temer se reúne frequentemente, em encontros fora da agenda oficial, com o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes. O ministro, que também integra o Supremo Tribunal Federal, se tornou um dos principais conselheiros do presidente sobre questões jurídicas.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões