Cidades DESTAQUE 3

Qualidade de vida: exercício físico é essencial para saúde integral da mulher, destaca ginecologista

A prática de exercícios físicos é um dos pilares para a saúde integral da mulher e deve ser encarada como um ato de amor-próprio. Essa foi uma das mensagens centrais da palestra ministrada pela médica ginecologista Bruna Ghetti no BG Experience, realizado no último sábado (29 de março). Falando exclusivamente para mulheres, a especialista destacou que os benefícios do hábito de se exercitar vão além dos físicos, impactando diretamente no bem-estar emocional, mental e até social.

“Se você olhar para uma pessoa de 90 anos que faz exercício e uma que não faz, você sabe quem é quem. Além do aspecto físico, a que faz exercício demonstra maior autoconfiança, melhor humor, autoestima e equilíbrio emocional. Porque o exercício é muito mais do que o físico. Para você executá-lo, você vai pensar sobre ele, vai desenvolver a cognição, o foco.

Isso produz hormônios como serotonina e endorfina, que são tão importantes para que estejamos cada vez melhor”, explicou.

Bruna, que é especialista em longevidade feminina e saúde íntima da mulher, ressaltou ainda que a prática de atividades físicas precisa ser vista como demonstração de amor-próprio, algo que só apenas mulher pode fazer por si mesma. “Todo o resto, alguém pode fazer por você. Alguém pode cozinhar para você, cuidar da casa, mas o exercício é único e individual. É um ato de amor-próprio que só você pode se proporcionar”, afirmou.

Outro ponto abordado por Bruna foi a importância de as mulheres se colocarem como prioridade em suas vidas. “Não tem como você cuidar da sua família, do seu filho ou do seu trabalho se você não estiver bem. Nós transbordamos o que temos.

Então, é essencial olhar para as suas necessidades, para o seu bem-estar. Quando você está bem, você cuida melhor de tudo ao seu redor”, aconselhou.

A médica reforçou que muitas mulheres têm dificuldade em se priorizar, pois tendem a colocar o bem-estar dos outros à frente do seu próprio. No entanto, chamou a atenção para a importância do cuidado da saúde de forma integral. “Nosso organismo é como uma orquestra que precisa estar em harmonia. Não é só não estar doente. Não tem como uma mulher estar bem se ela está o tempo todo cansada ou se sentindo arrastada”, finalizou.

João Freitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Cidades

Fifa confirma e Valcke não vem ao Brasil no dia 12

 Na visita, Valcke iria a três estádios da Copa: Arena Pernambuco, na segunda-feira, Estádio Nacional Mané Garrincha, na terça, e
Cidades

Brasileiros usam 15 bi de sacolas plásticas por ano

Dar uma destinação adequada a essas sacolas e incentivar o uso das chamadas ecobags tem sido prioridade em muitos países.