O Uber lançou nesta quarta-feira (14) o primeiro serviço de transporte de pessoas em carros autônomos nos Estados Unidos. Ainda se trata de um programa experimental, com uma pequena frota de veículos, todos do modelo Ford Fusion híbrido (com motor elétrico e um a combustão) e restrito à cidade de Pittsburgh.
Só podem participar pessoas que a própria empresa seleciona. Jornalistas de alguns veículos da mídia americana foram convidados a experimentar. Veja abaixo o que eles disseram.
Limite de 2 passageiros
O "Business Insider" contou que os passageiros selecionados para o programa de testes acionam o Uber pelo aplicativo, na opção UberX, da mesma forma que para pedir carros "normais". Uma mensagem indica que:
– você foi selecionado para o carro autônomo;
– o limite é de 2 passageiros; isto porque os bancos da frente são ocupados por um motorista de Uber e um engenheiro da empresa, que podem intervir no carro a qualquer momento;
– que é obrigatório usar cinto de segurança e que você não pagará pela viagem. "É por nossa conta", diz o aplicativo.
Motorista com mãos no volante
O jornal "USA Today" relatou que o motorista era instruído a segurar levemente no volante o tempo todo, mostrando estar pronto a assumir a direção imediatamente sempre que sinais sonoros e mensagens no painel avisassem da necessidade. No banco de trás também há uma tela que mostra informações sobre o carro aos passageiros.
A reportagem cita que, "em diversas ocasiões", o motorista tomou o controle, "quando a situação era muito complexa para os algoritimos do carro", como quando um veículo estava estacionado na contramão da calçada da direita.
Manobrando sozinho
A agência Reuters relatou que, em uma viagem de aproximadamente 1 hora de duração, o carro se mostrou seguro: sozinho, ele parou nos sinais vermelhos, passou por uma ponte, ultrapassou um veículo e reduziu a velocidade quando um carro à frente abriu a porta para a rua.
A reportagem do "USA Today" descreveu que condução foi suave praticamente o tempo todo e que o carro evitou ciclistas e pedestres em uma avenida movimentada do percurso (Penn Avenue).
A revista "Wired" ressalta que a área coberta pelos veículos autônomos ainda é restrita: apenas onde o Uber tem mapas extremamente detalhados.
O "Business Insider" diz que a viagem foi "normal", como se uma pessoa estivesse dirigindo, ou seja, não foi perfeita.
Em 4 momentos um aviso sonoro pediu ao motorista para tomar o controle e guiar manualmente por segurança, uma vez em cima de uma ponte e outra onde nenhum perigo pareceu evidente. Em seguida, o modo autônomo foi ligado novamente.
Botão vermelho
Sem contar a parafernalha de câmeras, sensores e radares em cima, o Ford Fusion autônomo do Uber é praticamente igual ao convencional. De acordo com relatos, por dentro, uma das poucas diferenças é um grande botão vermelho perto da manopla de câmbio, que serve para desativar o sistema autônomo.
Além disso, um tablet entre os assentos mostra imagens dos sensores em tempo real, como se fosse a "visão" do carro durante o trajeto, e ainda tira selfies dos passageiros. Uma câmera também filma as reações dos usuários para análise posterior, segundo indicou a revista "Technology Review", do MIT.
Além do Uber, outras empresas desenvolvem projetos com carros autônomos, todos em fase de testes. O G1 já experimentou alguns deles, veja abaixo como foi a experiência.
Fonte: G1