Mundo Tecnológico

Qual a cor do vestido que gerou tanta polêmica na internet?

Todo mundo sabe que a internet adora uma discussão no estilo "FlaxFlu" e o assunto da vez é um vestido azul e preto (ou seria branco e dourado?). Desde que foi postada em um Tumblr, a imagem acima tem virado ponto de discórdia nas redes sociais, já que algumas pessoas – como eu – enxergam tudo em azul e preto, porém, tem gente vendo o vestido como branco e dourado.

A diferença na visão de cada um pode ser explicada da forma que o cérebro interpreta a informação e da sensibilidade de cada pessoa à luz que entra nos olhos. A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você. "O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia", disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à Wired. Segundo os cientistas, os humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas, a luz do dia muda de cor, variando do rosado ao amanhecer, passando pelo azul e branco do meio-dia e depois volta para o avermelhado do crepúsculo. Ou seja, dependendo da luminosidade que seu olho está recebendo ao longo do dia, é normal ele compensar ao ver imagens como a do vestido, daí ilusão de ótica.

Mas, como todos nós sabemos, a internet não perdoa e em poucos minutos o assunto vestido viralizou e ganhou um monte de memes. Na manhã desta sexta, a hashtag #Thedress (o vestido) era a mais usada no Twitter. 

Fonte: Terra

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Mundo Tecnológico

Empresa de Eike vai levar a Campus Party para o Rio

"Já temos apoio das três esferas governamentais [prefeitura, governo do Estado e governo federal] e, em março, faremos a primeira
Mundo Tecnológico

Google é acusado de exibir publicidade racista

Segundo ela, ao pesquisar por nomes de origem africana, como 'Kareem' e 'Keisha', é comum começar a ver anúncios direcionados