Uma quadrilha foi presa após roubar e manter sob cárcere privado a família de um policial militar na noite desta quarta-feira (07) no bairro Pedra 90, em Cuiabá (MT). Josemar da Silva Magalhães, 30 anos, e um menor de 16 anos foram detidos nos fundos de uma residência onde se esconderam após capotar um veículo roubado durante perseguição policial. Outro suspeito, Allef Gabriel Junior de Magalhães, 22, que manteve as vítimas sob ameaça, foi preso em sua residência após ser indicado pelos comparsas.
A perseguição começou quando policiais do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) tentaram abordar um veiculo Honda Civic, preto. Um homem saiu do carro em movimento durante a aproximação dos policiais e pulou diversos muros de casa na região. A dupla que permaneceu no carro conseguiu fugir dessa primeira abordagem.
Minutos depois, os suspeitos foram localizados por policiais do 9º BPM na Avenida Dr. Meireles na altura do bairro Tijucal, em Cuiabá. Novamente eles entram em fuga e capotaram o veículo após bater em um poste de alta tensão. Mesmo feridos a dupla conseguiu fugir pulando muros da região.
Foi solicitado reforço policial e unidades do 24º BPM, 9º BPM e da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) realizaram o cerco dos criminosos no bairro Jardim do Ipês. Eles foram localizados nos fundos de uma casa, escondidos em baixo de um tanque de lavar roupas. O proprietário da casa representou como testemunha contra os suspeitos.
Após a detenção, Josemar e o adolescente informaram ter participado de um roubo e que as vítimas ainda estariam com um comparsa em um matagal do bairro Pedra 90. As viaturas foram até a região indicada e localizaram as vítimas na rua, já libertadas do cárcere privado. De acordo com o Boletim de Ocorrências (B.O.), a libertação das vitimas ocorreu após ligações não atendidas pelos comparsas, que estavam detidos em outra região da cidade.
O policial militar, vítima da ação, informou que o suspeito que estava com ele e sua família usava tornozeleira eletrônica e que o veiculo roubado que estava com os criminosos era seu. Um dos suspeitos informou onde o terceiro comparsa morava. Allef Gabriel foi detido com duas armas de fogo, utilizadas na ação criminosa.
Todos os suspeitos foram reconhecidos pelas vítimas e devem responder pelos crimes de roubo, adulteração de sinal de veículo – pois o carro roubado estava com a placa alterada – formação de quadrilha, porte ilegal de arma de fogo, sequestro e cárcere privado. O adolescente responderá pelo ato infracional equivalente.