Uma quadrilha especializada em furtos de defensivos agrícolas foi desarticulada pela Polícia Civil de Mato Grosso na manhã desta segunda-feira (12), durante a deflagração da Operação Bumerangue, em Primavera do Leste. O grupo é investigado por um furto qualificado ocorrido em outubro de 2025, quando mais de R$ 300 mil em produtos agrícolas foram levados de uma propriedade rural do município.
A ação policial cumpriu três mandados de prisão preventiva e três de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Criminal de Primavera do Leste. Entre os alvos está o líder da quadrilha, apontado como especialista nesse tipo de crime e conhecido pelas diversas passagens criminais, além de dois comparsas que atuavam diretamente nos furtos.
As investigações foram conduzidas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), com apoio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Primavera do Leste. Os policiais identificaram que os criminosos utilizaram uma caminhonete Chevrolet S-10 e um micro-ônibus para transportar os produtos subtraídos, o que permitiu avançar na identificação dos autores.
De acordo com a Polícia Civil, durante o crime os suspeitos selecionaram defensivos agrícolas de alto valor comercial, além de levarem óleo diesel, uma carreta para carga de gás e outros utensílios, o que evidenciou o alto grau de especialização da quadrilha. Posteriormente, a caminhonete usada no furto foi localizada na residência do líder do grupo.
O nome da Operação Bumerangue faz referência à reincidência dos criminosos, que retornavam rapidamente à prática dos furtos mesmo após passagens pelo sistema prisional. Com a nova ofensiva, a Polícia Civil afirma ter interrompido novamente o ciclo criminoso, reforçando o combate aos crimes que causam prejuízos significativos ao setor do agronegócio no estado.

