DESTAQUE 1 Plantão Policial

Quadrilha é presa por fraude em concurso em MT

Na manhã desta sexta-feira (20), a Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou a Operação Aletheia para investigar crimes de corrupção passiva e fraudes em licitação no concurso público da Câmara Municipal de General Carneiro, localizada a 442 km de Cuiabá. Com 34 mandados judiciais sendo cumpridos em seis cidades, a ação expõe indícios de manipulação para favorecer candidatos com vínculos políticos e pessoais.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de General Carneiro, tiveram início após uma denúncia da Polícia Federal em Barra do Garças. O concurso público nº 01/2024, organizado por uma empresa sem experiência na área e contratada por dispensa de licitação, teria sido manipulado para beneficiar aliados políticos. O contrato, de R$ 32 mil, envolveu uma empresa de engenharia civil, sem qualquer relação com a realização de concursos.

Entre os envolvidos, destacam-se o secretário municipal e o tesoureiro da Câmara de General Carneiro, ambos aprovados em cargos estratégicos. Reuniões entre os investigados e a empresa contratada teriam definido estratégias para manter o controle político e administrativo da casa legislativa, segundo o delegado Pablo Borges Rigo.

Além das prisões preventivas, a operação conta com medidas cautelares, incluindo a suspensão das atividades da empresa e o bloqueio de contas bancárias. Também foi suspensa a convocação e posse de candidatos aprovados no certame. Os mandados estão sendo cumpridos em Barra do Garças, General Carneiro, Lambari do Oeste, Rio Branco, Cáceres e Cuiabá.

Aletheia, que significa “verdade” em grego, simboliza o objetivo da operação: trazer à tona a justiça e desmascarar práticas fraudulentas que, segundo o delegado, seguem um padrão criminoso e causam prejuízos milionários aos cofres públicos.

Lucas Bellinello

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em