Plantão Policial

Quadrilha é detida em Porto Esperidião com 62kg de cocaína

Uma organização criminosa, com três traficantes e um adolescente, foi desarticulada na madrugada desta quarta-feira (12). A ação resultou na apreensão de 62 quilos de basta-base e cocaína apreendida no município de Porto Esperidião, executada pela Polícia Judiciária Civil, em operação conjunta da Delegacia Regional de Cáceres (a 326 km de Cuiabá), com a Delegacia de Porto Esperidião (400km de Cuiabá).

A operação levou a prisão do chefe da quadrilha, Marcelo de Souza Carvalho, conhecido como “Neguinho”, que articulava um grupo de “mulas” – pessoas que buscam drogas na Bolívia, formado por Alessandro Nunes de Paula, Vanderlucio Bezerra Martins e o adolescente A.J.S, 17 anos. Os três homens foram presos em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico. O adolescente de 17 anos responderá pelo ato infracional dos mesmos delitos. 

Em interrogatório, os traficantes disseram que os tabletes são diferenciados por cor para especificar o tipo da substância. Os de cores azul e branca são cloridrato de cocaína pura. Os tabletes com embalagem marrom são pasta-base de cocaína. Na Bolívia cada tablete de cocaína pura equivale à R$ 9 mil, valor que será triplicado no Brasil. 

De acordo com a delegada Regional de Cáceres, Alessandrah Marquez Alecrim, a investigação começou na após uma denúncia sobre carregamento de droga cidade de Porto Esperidião, mas precisamente na Esratda Laranjeira, utilizando pessoas como “mulas”. A informação dava conta que havia grande fluxo de pessoas trazendo entorpecente da Bolívia. 

“Com base nessas informações uma equipe de policiais civis se deslocou até o ponto e começou a monitorar a região. Quando por volta das 23h da noite de terça-feira os dois suspeitos apareceram em uma motocicleta”, explicou a delegada. 

O condutor do veículo era Alessandro que estava na companhia de Vanderlucio. Os dois foram parados e na abordagem ambos entraram em contradição por diversas vezes, sendo que a história contata por um não batia com a do outro, despertando suspeita por parte dos policiais civis. 

Durante a conversa com os dois suspeitos, outro motoqueiro passava pela estrada e também foi parado. Marcelo de Souza dirigia uma motocicleta Tornado 250 vermelha, e após se identificar informou que vinha de uma fazenda da região à procura de trabalho e que estava retornando para Porto Esperidião. Depois de ser revistado foi liberado. 

Os policiais civis voltaram a questionar Alessandro e Vanderlucio, quando ouviram assovios – usados como código entre os traficantes – e perceberam a aproximação de uma pessoa. Diante do som, os policiais se esconderam na mata e passaram a responder os assovios. Logo em seguida avistaram a aproximação do menor A.J.S. que abordado contou que vinha na companhia de Alessandro e Marcelo, carregando 60 tabletes de cocaína. 

O adolescente também relatou que foi juntamente com Vanderlucio até a Bolívia e no retorno recebeu apoio para transportar a droga até a cidade de Porto Esperidião. Conforme o adolescente, cada um dos detidos receberia R$ 140, por tablete, transportado. 

Os três acusados foram levados à Delegacia de Polícia de Porto Esperidião. 

Ainda na madrugada, os policiais montaram outra campanha para localizar Marcelo, que havia sido liberado. O suspeito foi preso na mesma localidade da estrada do Laranjeira, próximo ao Rio Guapeí, dirigindo um veículo Gol cinza. Ele tinha retornado ao local para buscar a droga, que estava escondida no mato. 

Nas investigações, a Polícia Civil apurou que pessoas contratadas como “mulas” são escoltadas por bolivianos fortemente armados com fuzis 762 e AR15. 

“A escolta é feita geralmente por 8 a 12 bolivianos que vem fazendo o acompanhamento de 10 mulas. Cada uma dessas pessoas carrega cerca de 20 quilos de droga e fazem o transporte a pé”, destacou a delegada regional de Cáceres Alessandrah Marquez Alecrim. 

Toda droga apreendida foi periciada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em