DESTAQUE 2 Plantão Policial

Quadrilha de policiais militares investigada por extorsão é alvo de força-tarefa do Gaeco em MT

Uma quadrilha formada por policiais militares é alvo da Operação “Fides Fracta”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (26) pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), força-tarefa do Ministério Público do Estado de Mato Grosso com apoio das Polícias Civil, Militar, Penal e do Sistema Socioeducativo. Ao todo, estão sendo cumpridos 28 mandados de busca e apreensão domiciliar e 22 mandados de sequestro de bens.

As investigações apontam a existência de uma organização criminosa composta por policiais que atuavam na região metropolitana de Cuiabá, Várzea Grande e também em Goiânia (GO). Segundo o Gaeco, o grupo é suspeito de praticar crimes como agiotagem, extorsão, falsificação de documentos, lavagem de dinheiro e ocultação patrimonial. A ação busca aprofundar a coleta de provas sobre o esquema.

O caso começou a ser apurado pela Corregedoria da Polícia Militar, após a identificação de evolução patrimonial incompatível com os rendimentos de um ex-policial militar. Diante das evidências iniciais, o Gaeco assumiu a investigação e passou a identificar outros militares e pessoas ligadas à suposta organização criminosa.

A 4ª Vara do Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz de Garantias da Comarca de Cuiabá autorizou a operação, expedindo os mandados de busca e apreensão, de sequestro de bens e determinando ainda o bloqueio de valores de até R$ 1 milhão por investigado. A ação tem como objetivo impedir a dissipação de patrimônio adquirido ilegalmente e garantir a efetividade da persecução penal.

Denominada “Fides Fracta”, expressão que remete ao “elo fraco”, a operação simboliza que a ligação dos militares investigados com a instituição teria sido rompida pelo suposto envolvimento em práticas ilícitas. O Gaeco reforçou que as condutas investigadas não comprometem a integridade da Polícia Militar como instituição. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais 127 (Ouvidoria do Ministério Público) e 190 (Polícia Militar).

joaofreitas

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Plantão Policial

Ladrões explodem caixa eletrônico em VG

Inicialmente, os ladrões usaram um maçarico para cortar o equipamento, mas não conseguiram e usaram explosivo.    Os bandidos fugiram
Plantão Policial

Em Sorriso 66 motos são apreendidas em operação da PM

"Esta é uma determinação do comandante, tenente coronel Márcio Tadeu Firme. Até o carnaval, faremos todos os dias blitz em