Mix diário

Putin enaltece ‘nova ordem global’ em discurso de encerramento da cúpula do Brics

O presidente russo, Vladimir Putin, presidiu nesta quinta-feira, 24, a sessão de encerramento da Cúpula do Brics de economias em desenvolvimento. Ele enalteceu o papel da Rússia como contrapeso dos EUA, e disse que todos os integrantes do bloco econômico “compartilham aspirações e valores semelhantes e uma visão de uma nova ordem global democrática”.

A cúpula contou com a presença de 36 países, destacando o fracasso dos esforços liderados pelos EUA para isolar a Rússia. O Kremlin elogiou a cúpula como “o maior evento de política externa já realizado” pela Rússia.

O governo russo pressionou especificamente pela criação de um novo sistema de pagamento que ofereceria uma alternativa à rede global de mensagens bancárias SWIFT, e permitiria que Moscou driblasse as sanções ocidentais e negociasse com parceiros.

O presidente da China, Xi Jinping, enfatizou o papel do bloco em garantir a segurança global. Xi observou que a China e o Brasil apresentaram um plano de paz para a Ucrânia e buscaram reunir apoio internacional mais amplo. A Ucrânia rejeitou a proposta.

Putin, que realizou uma série de reuniões bilaterais à margem da cúpula, deve se reunir nesta quinta com o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que está fazendo sua primeira visita à Rússia em mais de dois anos. A viagem de Guterres a Kazan não agradou as lideranças ucranianas. Fonte: Associated Press.

Estadão Conteudo

About Author

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você também pode se interessar

Mix diário

Brasil defende reforma da OMC e apoia sistema multilateral justo e eficaz, diz Alckmin

O Brasil voltou a defender a reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC) em um fórum internacional. Desta vez, o
Mix diário

Inflação global continua a cair, mas ainda precisa atingir meta, diz diretora-gerente do FMI

A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva disse que a inflação global continua a cair, mas que deve