No dia 29 de abril, a reportagem do Circuito Mato Grosso já havia procurado a unidade, após receber uma denúncia de que os atendimentos haviam sido suspensos. Naquela ocasião, uma das funcionárias da limpeza havia pedido demissão e a unidade apresentava condições precárias de higiene.
Na manhã de hoje, o episódio se repetiu e uma das pessoas que aguardavam atendimento decidiu filmar o momento em que a funcionária explicava o motivo do fechamento da unidade.
“Fui lá hoje cedo levar minha filha que tinha consulta marcada. Para a consulta você tem que chegar pelo menos 5h30 da manhã. Cheguei e já havia uma grávida e uma idosa esperando. Esperamos até as 7h, quando a enfermeira-chefe pediu atenção de todos e começou a falar que por falta de limpeza o posto não poderia funcionar”, relatou Giselly Fortes à reportagem.
Ainda segundo ela, a enfermeira disse que a unidade já estava há oito dias sem receber os serviços de limpeza. Como pode ser observado no vídeo, a enfermeira alegou ainda que já havia relatado o problema a Secretaria Municipal de Saúde, mas que até então nenhuma solução havia sido tomada.
“A única forma de a gente pressionar é parando o atendimento. Para o atendimento e eles se tocam lá em cima que o postinho agora chegou num caos total”, diz a enfermeira em um trecho do vídeo.
Ainda segundo Giselly, preocupadas com as consultas dos filhos, as mães chegaram a propor para que fosse feito um mutirão para a limpeza do posto, medida que foi descartada pelos funcionários do local.
“Eu resolvi filmar porque eu não concordo com uma gestão desastrada dessa. Eu posso pagar por um médico, um remédio para o meu filho. Mas e aqueles que não podem e que dependem desse atendimento?”, questiona Giselly.
Vacina
Os pacientes que buscam o PSF do Residencial Coxipó ainda reclamam dos problemas encontrados no momento em que procuraram por vacinas. Isto porque a geladeira da unidade está quebrada e a vacinação que antes era feita diariamente, agora acontece somente duas vezes por semana.
Até a edição desta matéria, o vídeo postado na rede social Facebook já tinha mais de 60 compartilhamentos. (veja abaixo)
Outro Lado
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, que informou por meio de sua assessoria de imprensa, que na tarde de hoje, o coordenador de atenção básica já foi a unidade e encaminhou uma nova funcionária para realizar os serviços de limpeza.
Ainda segundo a assessoria, existia um processo licitatório para aquisição de materiais em trâmite. A licitação já foi concluída e a partir da próxima semana as unidades da Capital comecarão a receber os materiais. As demais irregularidades relatadas pelos pacientes serão apuradas.