Política

PSD anuncia candidaturas próprias a prefeito em cidades polo de MT

O Partido Social Democrático de Mato Grosso realiza no próximo dia 04 de abril, em Cuiabá, o 3º Encontro Estadual de Prefeitos do PSD, com o objetivo de iniciar as discussões para as eleições municipais de 2020. O PSD é atualmente a sigla com o segundo maior número de prefeitos em Mato Grosso. São 25 prefeitos, 21 vice-prefeitos e 268 vereadores.

O encontro, que acontecerá na sede regional do partido, no bairro Santa Rosa, tem a intenção de discutir projetos para ampliar o número de filiados e eleitos, além das próximas eleições municipais. Para isso, pretende lançar o máximo de candidaturas próprias, incluindo em Cuiabá, além de cidades polos, como Várzea Grande, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Barra do Garças, Alta Floresta e Rondonópolis.

Dos 25 prefeitos exercendo o mandado atualmente 16 podem ir à reeleição. Entre os prefeitos do PSD candidatos à reeleição estão Luiz Binotti de Lucas do Rio Verde, Rafael Machado de Campo Novo dos Parecis, Mauro Heisler de Brasnorte e José Lair Zamoner, prefeito de Nova Guarita.

Entre os meses de maio de junho, serão realizadas as assembleias para criação dos diretórios municipais. Hoje a legenda possui apenas comissões municipais provisórias.

“Neste encontro vamos definir o planejamento estratégico para 2019 e 2020. Já estamos trabalhando quadros para as eleições municipais. Junto com os prefeitos, vamos traçar as ações para o próximo pleito, que vem com um diferencial, que é o fim das coligações para proporcional. Mas, também vamos discutir assuntos estratégicos para o desenvolvimento econômico de Mato Grosso e dos municípios mato-grossenses, como logística, agroindustrialização, qualificação profissional, entre outros assuntos”, explica o presidente do diretório regional do PSD, Carlos Fávaro.

De acordo com as novas regras eleitorais, na eleição do próximo ano entra em vigor a chamada cláusula de barreira, que proíbe as coligações nas proporcionais. As coligações poderão ser feitas apenas para majoritária, isto é, apenas para candidatura a prefeito. Na proporcional, neste caso para vereadores, cada sigla contará apenas com seus próprios candidatos. Com isto, a tendência é que partidos pequenos irão desaparecer.

No encontro de prefeitos do PSD também será feita a apresentação oficial do “Espaço Democrático”, uma iniciativa nacional do PSD criada para debater o desenvolvimento do país. “É fórum de debates das políticas públicas que o partido defende. Um espaço democrático que utiliza modernas ferramentas de comunicação para coletar, discutir e apresentar propostas, ouvindo as demandas da sociedade e buscando o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Vamos chamar os prefeitos a participares deste iniciativa”, conta o secretário geral do PSD, Stephano Carmo.

 

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões