Política

PSB em MT perde mais de 20 minutos de propaganda partidária

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT), na sessão plenária desta terça-feira (14), autorizou que o Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso (PSB) realize propaganda partidária gratuita no rádio e na televisão, no decorrer deste ano.

Do tempo total ao qual tem direito, o PSB perdeu 25 minutos e 30 segundos, oriundos de condenações aplicadas em outros dois processos.  

Com 33 deputados federais em exercício, o PSB teria por lei o direito de realizar propaganda partidária por até 20 minutos por semestre em emissoras de rádio e televisão, o que daria um total de 80 minutos. No entanto, a agremiação não utilizará esse tempo em sua integralidade.

Para o rádio, foi autorizado ao PSB 15 minutos no primeiro semestre e 20 minutos no segundo. Já para a televisão foi concedido o direito de 14 minutos e 30 segundos exclusivamente no segundo semestre.

Entenda o caso

O partido requereu 15 minutos para o rádio no primeiro semestre, quando poderia requerer até 20; e 20 minutos para o segundo semestre. Porém a complementação do pedido é vedada de acordo com a resolução do TSE.

O PSB ainda perdeu 25 minutos e 30 segundos, oriundos de condenações sofridas em dois processos. Esse desconto foi aplicado no tempo disponível para a televisão da seguinte forma: perda dos 20 minutos do primeiro semestre e 5 minutos e 30 segundos no segundo semestre.

O juiz membro Marcos Faleiros da Silva explicou que o pedido do PSB foi instruído com o calendário de inserções para as emissoras de rádio e televisão, a certidão da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, comprobatória de que o partido em referência possui bancada naquela Casa e a relação das emissoras de rádio e televisão para a veiculação das inserções.

"O acesso gratuito ao rádio e à televisão para veicular programa político-partidário é assegurado aos partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, consoante estabelece a Lei n.º 9.096/1995, recentemente alterada pela Lei n.º 13.165/2015. A norma exige a apresentação de algumas documentações, o que foi atendida pelo Partido", ressaltou.

Redação

About Author

Reportagens realizada pelos colaboradores, em conjunto, ou com assessorias de imprensa.

Você também pode se interessar

Política

Lista de 164 entidades impedidas de assinar convênios com o governo

Incluídas no Cadastro de Entidades Privadas sem Fins Lucrativos Impedidas (Cepim), elas estão proibidas de assinar novos convênios ou termos
Política

PSDB gasta R$ 250 mil em sistema para votação

O esquema –com dados criptografados, senhas de segurança e núcleos de apoio técnico com 12 agentes espalhados pelas quatro regiões